Geral Saúde

No Dia Mundial de Combate à Tuberculose, SES-TO Alerta a População para os Riscos da Doença

Em 2023, o Estado registrou 237 novos casos da enfermidade; especialistas destacam importância da prevenção e do diagnóstico precoce.

Por Redação

24/03/2024 às 21:50:10 - Atualizado há
Foto: Ellayne Czuryto

No dia 24 de março, em que se celebra o Dia Mundial de Combate à Tuberculose, a Secretaria de Estado da Saúde do Tocantins (SES-TO) faz um alerta à população sobre os riscos e cuidados necessários para prevenir essa doença infectocontagiosa. Com foco na conscientização, a SES-TO destaca que, somente em 2023, foram registrados 237 novos casos de tuberculose no estado.

O enfermeiro Rhonner Marcílio Lopes Uchôa, da área Técnica da Tuberculose da SES-TO, ressalta a importância de reconhecer os sinais e sintomas da tuberculose e procurar imediatamente os serviços de saúde em caso de suspeita. Ele enfatiza ainda a necessidade de mobilização dos profissionais de saúde para identificar novos casos, realizar exames adequados e promover ações educativas que reduzam o estigma e o preconceito associados à doença.

Segundo o médico pneumologista Jesian Aguiar, do Hospital Geral de Palmas (HGP), os principais sintomas da tuberculose incluem tosse contínua por mais de três semanas, cansaço excessivo, febre baixa, sudorese noturna, falta de apetite, emagrecimento acentuado e fraqueza. Aguiar destaca a importância do diagnóstico precoce, que pode ser realizado por meio de exames como baciloscopia de escarro, cultura para BK (Bacilo de Koch) ou teste rápido molecular para a TB, além de exames complementares como RX de tórax e teste tuberculínico.

Quanto à prevenção, Aguiar enfatiza a importância da vacinação com BCG, indicada especialmente para crianças, e de medidas como manter ambientes ventilados e com exposição solar, alimentação saudável e prática de atividades físicas. Em caso de infecção, é essencial seguir o tratamento corretamente e utilizar máscara para evitar a disseminação da doença.

Diante dos desafios apresentados pela tuberculose, a conscientização da população e o engajamento dos profissionais de saúde são fundamentais para combater essa enfermidade e proteger a saúde pública no Tocantins.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias