Segurança Pública

Polícia Civil Indicia Cinco Pessoas por Golpe do Falso Leilão após Investigação

Associação criminosa de São Paulo lesava vítimas por meio de leilões fictícios de veículos.

Por Redação

26/03/2024 às 17:25:45 - Atualizado há
Foto: Reprodução

A Polícia Civil do Tocantins, por meio da Divisão Especializada de Repressão a Crimes Cibernéticos (DRCC - Palmas), concluiu uma investigação que resultou no indiciamento de cinco indivíduos pela prática do golpe do falso leilão. Segundo as investigações, os criminosos, residentes no Estado de São Paulo, associaram-se para lesar pessoas por meio de leilões fictícios de veículos, resultando em crimes de associação criminosa, estelionato eletrônico e lavagem de capitais.

O delegado-chefe da DRCC, Lucas Santana, explicou que o crime era cometido por meio de sites fraudulentos de leilão e perfis em aplicativos de mensagens. As vítimas eram ludibriadas a arrematar veículos fictícios por valores expressivos, sem que os automóveis jamais fossem entregues.

Após aprofundamento das investigações, foi revelada uma associação criminosa que operava a partir do Estado de São Paulo, visando obter vantagens financeiras por meio de estelionatos eletrônicos e lavagem de capitais. Os criminosos utilizavam uma rede de contas bancárias para dissipar o dinheiro obtido ilicitamente, empregando diversos métodos para ocultar a origem dos valores.

O inquérito policial foi encaminhado ao Poder Judiciário para as providências cabíveis pelo Ministério Público. O delegado Lucas Santana ressaltou a importância da ação policial em desmantelar essa associação criminosa, que causava prejuízos significativos a diversas vítimas.

Ele alertou que é essencial que os cidadãos estejam atentos e se certifiquem da legitimidade de leilões e transações online, evitando cair em golpes como o falso leilão. A orientação é verificar a existência real dos bens anunciados e buscar garantias de que as operações são conduzidas por instituições confiáveis e pessoas idôneas, a fim de evitar prejuízos financeiros.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias