Portal de Notícias Administrável desenvolvido por Hotfix

Saúde

SESI lança canal de telemedicina para combater epidemia de dengue entre trabalhadores da indústria

Serviço gratuito oferece assistência especializada via WhatsApp em meio à explosão de casos da doença no Brasil.


Foto: Marcelo Camargo

No cenário alarmante de uma epidemia de dengue varrendo o país, o Serviço Social da Indústria (SESI) tomou uma medida proativa e crucial: lançou um canal gratuito de telemedicina, destinado a atender trabalhadores da indústria e seus dependentes. Com números alarmantes, onde o Brasil já registra mais de 1,8 milhão de casos prováveis e confirmados da doença, a iniciativa chega como um alento em meio ao caos sanitário que assola o país desde o início de 2024.

Através do WhatsApp, no número (61) 3317-1414, os trabalhadores terão acesso direto a assistência e orientações especializadas sobre a dengue. Com a facilidade da tecnologia, o SESI espera atender até 500 mil pessoas ao longo dessa campanha emergencial.

O sistema funciona de maneira simples e eficaz: após o contato inicial, o usuário será recebido por um chatbot, um assistente virtual, que coletará as informações essenciais para direcionar o atendimento. Posteriormente, o paciente receberá um link de acesso à telemedicina através do e-mail informado, garantindo um acompanhamento médico personalizado e ágil.

Emmanuel Lacerda, superintendente de Saúde e Segurança na Indústria do SESI, ressalta a importância dessa iniciativa diante do colapso dos sistemas de saúde estaduais: "O serviço de telemedicina é uma forma de o SESI contribuir na orientação da população a buscar os cuidados adequados, especialmente em estados que declararam estado de emergência devido à epidemia de dengue".

É importante ressaltar os sinais e sintomas da dengue, para que a população esteja alerta e procure ajuda médica quando necessário. Febre alta, dores de cabeça intensas, dores musculares e articulares, náuseas, vômitos e manchas vermelhas no corpo são indicativos que não podem ser ignorados. Além disso, é fundamental estar atento aos sinais de alarme, que podem indicar complicações graves da doença.

O diagnóstico da dengue, como enfatizado pelo Ministério da Saúde, é basicamente clínico, não exigindo exames específicos. Embora não haja medicamentos específicos para a doença, a infecção, na maioria dos casos leves, tem cura espontânea após até 15 dias.

Enquanto a vacina contra a dengue encontra-se disponível no Calendário Nacional de Vacinação, sua distribuição ainda é limitada. Assim, o controle do mosquito Aedes aegypti continua sendo a principal forma de prevenção, juntamente com medidas simples, como evitar o acúmulo de água parada em casa.

Diante desse quadro preocupante, o canal de telemedicina do SESI surge como uma ferramenta valiosa na luta contra a dengue, oferecendo suporte e orientação às comunidades mais afetadas pela epidemia, enquanto as autoridades de saúde buscam conter a propagação dessa doença debilitante.

Dengue telemedicina SESI trabalhadores da indústria WhatsApp epidemia saúde pública prevenção diagnóstico Saúde Tocantins

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!

Assine o Portal!

Receba as principais notícias em primeira mão assim que elas forem postadas!

Assinar Grátis!