Geral Saúde

SESI lança canal de telemedicina para combater epidemia de dengue entre trabalhadores da indústria

Serviço gratuito oferece assistência especializada via WhatsApp em meio à explosão de casos da doença no Brasil.

Por Redação

27/03/2024 às 19:20:20 - Atualizado há
Foto: Marcelo Camargo

No cenário alarmante de uma epidemia de dengue varrendo o país, o Serviço Social da Indústria (SESI) tomou uma medida proativa e crucial: lançou um canal gratuito de telemedicina, destinado a atender trabalhadores da indústria e seus dependentes. Com números alarmantes, onde o Brasil já registra mais de 1,8 milhão de casos prováveis e confirmados da doença, a iniciativa chega como um alento em meio ao caos sanitário que assola o país desde o início de 2024.

Através do WhatsApp, no número (61) 3317-1414, os trabalhadores terão acesso direto a assistência e orientações especializadas sobre a dengue. Com a facilidade da tecnologia, o SESI espera atender até 500 mil pessoas ao longo dessa campanha emergencial.

O sistema funciona de maneira simples e eficaz: após o contato inicial, o usuário será recebido por um chatbot, um assistente virtual, que coletará as informações essenciais para direcionar o atendimento. Posteriormente, o paciente receberá um link de acesso à telemedicina através do e-mail informado, garantindo um acompanhamento médico personalizado e ágil.

Emmanuel Lacerda, superintendente de Saúde e Segurança na Indústria do SESI, ressalta a importância dessa iniciativa diante do colapso dos sistemas de saúde estaduais: "O serviço de telemedicina é uma forma de o SESI contribuir na orientação da população a buscar os cuidados adequados, especialmente em estados que declararam estado de emergência devido à epidemia de dengue".

É importante ressaltar os sinais e sintomas da dengue, para que a população esteja alerta e procure ajuda médica quando necessário. Febre alta, dores de cabeça intensas, dores musculares e articulares, náuseas, vômitos e manchas vermelhas no corpo são indicativos que não podem ser ignorados. Além disso, é fundamental estar atento aos sinais de alarme, que podem indicar complicações graves da doença.

O diagnóstico da dengue, como enfatizado pelo Ministério da Saúde, é basicamente clínico, não exigindo exames específicos. Embora não haja medicamentos específicos para a doença, a infecção, na maioria dos casos leves, tem cura espontânea após até 15 dias.

Enquanto a vacina contra a dengue encontra-se disponível no Calendário Nacional de Vacinação, sua distribuição ainda é limitada. Assim, o controle do mosquito Aedes aegypti continua sendo a principal forma de prevenção, juntamente com medidas simples, como evitar o acúmulo de água parada em casa.

Diante desse quadro preocupante, o canal de telemedicina do SESI surge como uma ferramenta valiosa na luta contra a dengue, oferecendo suporte e orientação às comunidades mais afetadas pela epidemia, enquanto as autoridades de saúde buscam conter a propagação dessa doença debilitante.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias