Geral Saúde

Laboratórios na Região Macronorte Capacitados para Diagnóstico de Leishmaniose

Profissionais de saúde recebem treinamento para identificação rápida e precisa da doença.

Por Redação

13/04/2024 às 14:52:46 - Atualizado há
Foto: SES/TO

Os laboratórios da Região Macronorte receberam um importante treinamento em 'Diagnóstico Laboratorial das Leishmanioses', realizado pelo Laboratório de Saúde Pública do Tocantins (LACEN-TO) em Araguaína. Entre os dias 08 e 10 de abril, os biomédicos e farmacêuticos dos municípios de Araguanã, Itacajá, Augustinópolis e Araguatins foram capacitados pelas farmacêuticas Maria Zilda Souza Silva e Rosane Rodrigues de Carvalho.

Durante o treinamento, os profissionais tiveram acesso a informações precisas sobre a doença e aprenderam a realizar o diagnóstico de forma correta, capacitando-os para identificar casos de leishmaniose em suas regiões de atuação. Segundo Sirlene Damasceno, responsável pela Coordenação da Rede Laboratorial e Programa de Controle de Qualidade Laboratorial do LACEN-TO, o objetivo é proporcionar diagnósticos precisos e oportunos para a população tocantinense.

Foto: SES/TO

Maria Zilda Souza Silva, bioquímica do setor de controle de qualidade do LACEN/TO em Araguaína, enfatizou a importância do treinamento para os laboratórios da região Macronorte, que atendem uma área endêmica para leishmaniose. Ela destacou o compromisso em oferecer diagnósticos de qualidade aos pacientes e anunciou um cronograma de treinamentos para diversas doenças ao longo do ano.

Os participantes expressaram gratidão pelo treinamento, reconhecendo sua importância não apenas para o crescimento profissional, mas também para fortalecer a capacidade de enfrentar os desafios de saúde pública na região. Maria Eduarda Melo Souza, biomédica do Laboratório Santa Maria de Augustinópolis, ressaltou seu compromisso em aplicar os conhecimentos adquiridos para fazer a diferença na comunidade local, especialmente em uma região onde a leishmaniose é endêmica.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias