Caso de vazamento de dados da British Airways é resolvido em termos confidenciais

O PGMBM, escritório internacional de advocacia nomeado pelo tribunal no caso British Airways Data Event Group, referente ao vazamento de dados pessoais, anunciou que o litígio foi resolvido em termos confidenciais após a mediação entre os representantes legais dos requerentes afetados e a British Airways Plc.

Caso de vazamento de dados da British Airways é resolvido em termos confidenciais

Em 7 de setembro de 2018, a British Airways revelou que houve uma violação de seus sistemas de segurança, levando ao vazamento de dados pessoais de mais de 420.000 clientes e funcionários, incluindo nomes, números de cartão de débito e crédito, endereços e endereços de e-mail.

Uma equipe do escritório PGMBM, liderada pelo Diretor Jurídico Tony Winterburn e o Associado Michael Burke, entrou com uma ação em nome das pessoas afetadas em abril de 2020 e, agora, anunciam o acordo, que resolve o maior pedido de litígio coletivo (originalmente "group litigation", em inglês) relacionado a dados pessoais na história do Reino Unido até o momento.

A resolução inclui provisão de compensação para requerentes que fizeram parte do litígio, e não inclui admissão de responsabilidade pela British Airways Plc.

Harris Pogust, advogado e sócio do PGMBM, disse: "Estamos muito satisfeitos por termos chegado a uma resolução sobre este assunto após uma mediação construtiva com a British Airways. Isso representa uma solução extremamente positiva para pessoas afetadas pelo vazamento de dados pessoais.

"O Information Commissioner"s Office expôs como a British Airways não tomou medidas adequadas para manter as informações pessoais e financeiras de seus passageiros seguras. No entanto, isso não proporcionou reparação aos afetados. Este acordo agora trata disso".

Em julho de 2019, o Information Commissioner's Office (ICO) emitiu um aviso sobre sua intenção de multar a British Airways em £183 milhões por infrações ao Regulamento Geral de Proteção de Dados (GDPR). No entanto, em outubro, a ICO revisou a multa para £ 20 milhões, após considerar as representações da British Airways e o impacto do coronavírus nos negócios.

O anúncio de hoje encerra o litígio coletivo movido em nome dos requerentes ao abrigo do Regulamento Geral de Proteção de Dados da UE (EU-GDPR), que buscava compensação dos afetados por danos imateriais causados - inconveniência, angústia, aborrecimento e perda de controle de seus dados pessoais.

Além de representarem os afetados do litígio coletivo em torno do vazamento de dados pela British Airways, o PGMBM também está representando um número crescente de requerentes em um caso semelhante, mas desta vez relacionado ao vazamento de dados por parte da EasyJet - em maio de 2020, nove milhões de passageiros tiveram dados pessoais expostos, incluindo nomes, endereços de e-mail e informações sobre viagens.

Pogust acrescentou: "O ritmo com que conseguimos resolver esse processo com a British Airways foi particularmente encorajador e demonstra a seriedade com que o sistema jurídico está levando os incidentes de vazamento de dados. Este é um sinal muito positivo, pois olhamos para o futuro, para o caso ainda contra a EasyJet em relação à violação de dados de 2020, bem como outras ações internacionais semelhantes".