Roteiro TO Turismo

10 melhores paradas no Jalapão

O GG Notícias elencou 10 lugares que você não pode deixar de ir na sua visita ao Deserto do Jalapão

Por Mariane de Faria

13/10/2021 às 10:31:14 - Atualizado há
Pôr do sol na Pedra Furada, no Jalapão.

Entre paisagens estonteantes, águas azuis cristalinas e dunas de areia no meio do cerrado do Tocantins está o Deserto do Jalapão. O Jalapão é uma região, de aproximadamente 300 km² que abrange diversas cidades e atrações turísticas de deixar qualquer pessoa de "boca aberta" e com vontade de não ir embora mais, além de ser o único lugar do mundo a ter campos de Capim Dourado. As principais cidades são: Mateiros, Ponte Alta do Tocantins, São Félix do Tocantins e Novo Acordo.

O aeroporto mais próximo é o da capital do estado, Palmas, distante 340km de Mateiros que é o centro da comunidade Jalapoeira. Mas a verba para a construção de um aeroporto no Jalapão já foi disponibilizada. A obra será realizada na cidade de São Félix, com recursos de emenda parlamentar destinada pelo deputado federal Carlos Gaguim.

O acesso é por rodovia asfaltada até certo ponto, a partir daí somente carros traçados conseguem transitar pelas estradinhas de areia. Existem diversas agências fazendo esse translado e cuidando de tudo para o turista, desde alimentação até a hospedagem.

O GG Notícias separou 10 locais para você aproveitar o Jalapão e ainda sair de lá com gostinho de quero mais.

#1 Cachoeira da Velha


É impressionante o volume de água na Cachoeira da Velha, nela é possível tirar muitas fotos maravilhosas e ainda fazer um rafting de bote rio abaixo, até a Prainha do Rio Novo.

#2 Prainha do Rio Novo


Depois do rafting o turista pode aproveitar as águas tranquilas do Rio Novo e relaxar na prainha.

#3 Almoço Local


Após essa aventura toda, é possível almoçar uma comida local em lugares aconchegante e que ainda oferecem algumas redes para quem quiser "fazer o kilo" depois da refeição abundante.

#4 Fervedouros


Os fervedouros são piscinas de água cristalina, onde você mergulha, mas não afunda. Existe isso? No Jalapão existe, é um fenômeno chamado insurgência das águas. Na região existem mais de 20 fervedouros, então sugerimos que consulte seu guia para saber qual será melhor pra visitar no roteiro, mas em qualquer um deles a experiência será incrível.

#5 Cachoeira do Formiga


Nessa cachoeira, a água é tão azul que impressiona qualquer pessoa. O mergulho é uma delícia pra aliviar todo o calor e a tensão do trajeto, que é bem complicado.

#6 Dunas


Dunas a 1200km de distância do mar? No jalapão tem, e lá é possível comtemplar um lindo pôr do sol, depois de um dia maravilhoso.

#7 Serra do Espírito Santo


Para quem gosta de trekking, a subida da Serra do Espírito Santo é incrível. A saída é ainda na madrugada e no final da trilha é possível observar o sol nascendo.

#8 Serra da Catedral


A Serra da Catedral é um ponto na estrada, aonde se observa uma formação rochosa que se parece com uma igreja. Aí é possível tirar várias fotos criativas.

#9 Cânion Sussuapara


A caminhada para chegar até o Cânion é bem curtinha, lá é possível observar paredes de rocha com mais de 12 metros de altura, vegetações formadas com a passagem d"água. No final do cânion existe uma queda de água geladinha com hidromassagem natural.

#10 Comunidades Quilombolas


Existem algumas comunidades quilombolas dentro do Jalapão, e se você tiver uma oportunidade de vivência dentro de uma delas garantimos que será inesquecível. Existem agências que oferecem essa opção, é possível escolher em qual comunidade ir e se for na época da colheita de Capim Dourado os moradores deixam o turista acompanhar o processo.

Depois de todas essas dicas de lugares do GG Notícias, é arrumar a mala e partiu Jalapão. Boa viagem!!!


Comunicar erro
GG Notícias

© 2021 GG Notícias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Notícias