Cidades Palmas

Arquitetura: 9 obras incríveis que você deve conhecer em Palmas

A capital é cercada de belas obras arquitetônicas contemporâneas.

Por GG Notícias

07/12/2021 às 08:36:26 - Atualizado há

Para quem gosta de arquitetura, basta andar pelas ruas para se encantar com as linhas, curvas, chãos, tetos, detalhes, que, podem parecer comum aos olhos de alguns, mas enchem de inspiração aqueles que se emocionam com uma simples parede ou porta.

Separamos 9 obras arquitetônicas palmenses para vocês conhecerem. Acompanhe:

Palácio Araguaia



A sede do Poder Executivo Estadual foi construída em tempo recorde: 13 meses. A inauguração foi em 9 de março de 1991. Foi projetada pelos arquitetos Maria Luci da Costa e Ernani Vilela e edificado a partir de fevereiro de 1990. O Palácio Araguaia tem uma arquitetura moderna e imponente, já que ocupa uma área de 14 mil metros quadrados. Na Fachada, é marcante a presença dos arcos, em tijolos de tonalidade marrom, fazendo uma referência à Igreja de Nossa Senhora do Rosário dos Pretos, em Natividade, construída pelos escravos no período colonial.

As paredes externas do Palácio Araguaia são emolduradas na parte superior por um conjunto de placas que formam o Monumento Artístico denominado Frisas. O espaço interno é dividido em quatro pavimentos. Todo o granito usado no piso do Palácio e das secretarias foi extraído das jazidas do Tocantins.

No interior do Palácio também encontramos monumentos importantes. O Painel de Lutas e o Painel das Conquistas são os maiores e contam a história do Tocantins mesmo antes da sua criação. O ponto Geodésico do Brasil é outro patrimônio que fica na escadaria do Palácio. Obras estas que serão destacadas à frente. Vitrais com temas religiosos completam a paisagem artística do interior do prédio. Eles representam a visita dos três reis magos ao menino Jesus e o batismo no Rio Jordão.


Palacinho



O Museu Histórico do Tocantins, mais conhecido como Palacinho, foi a primeira sede do Poder Executivo do Governo do Tocantins, tendo sido o primeiro edifício construído em Palmas. Feito em madeira de jatobá, o Palacinho encontra-se na parte alta da cidade, permitindo ao visitante contemplar parte da cidade. Hoje em dia, o museu apresenta uma importante coleção de objetos característicos do estado: elementos artísticos e arqueológicos, étnicos, tradicionais e naturais.


Memorial Coluna Prestes



O Memorial Coluna Prestes é uma obra do ilustre arquiteto Oscar Niemeyer. Está localizado na ala sudoeste da Praça dos Girassóis e ocupa uma área de 570 m². O Memorial homenageia a Coluna Prestes e a sua passagem pelo território tocantinense entre os anos de 1920 e 1930. A obra em concreto é marcada pelas curvas sinuosas, características de Niemeyer.

A rampa de acesso à entrada e a escultura de bronze tem cor vemelha representando o sangue derramado pela pátria. A forma de foice smboliza o comunismo defendido por Prestes. Para completar a parte externa do Memorial, temos a escultura em bronze do "Cavaleiro da Luz", representando Luiz Carlos Prestes. A escultura foi criada pelo artista plástico Maurício Bentes e fica sobre um pedestal de concreto que está ligado à rampa e circundado por um espelho d'água.

O Memorial Coluna Prestes foi construído em 2000 e inaugurado em 5 de outubro de 2001 e junto com o Monumento aos Dezoito do Forte de Copacabana formam um complexo museológico histórico-cultural. O Memorial abriga um acervo de 81 peças originais em exposição que conta a história da Coluna Prestes e seus integrantes, através de fotografias, documentos e objetos pessoais. Abriga também um Teatro de Bolso com capacidade para 87 lugares, sala de som, camarim e banheiros.


Espaço Cultural José Gomes Sobrinho



Construído em linhas de arquitetura moderna por Paulo Henrique Paranhos, o Espaço Cultural foi nomeado em homenagem ao poeta José Gomes Sobrinho. Ele dispõe de um teatro com capacidade para 500 pessoas, uma sala de cinema, uma biblioteca, um centro de criatividade e uma grande praça, palco de feiras, shows e eventos culturais.


Ponte Fernando Henrique Cardoso



Com 8 km de extensão, a Ponte Fernando Henrique Cardoso ou Ponte Amizade e da Integração, foi construída entre 1998 e 2002 e é um dos principais cartões postais de Palmas. Ela corta o lago formado pela Usina Hidrelétrica Luís Eduardo Magalhães, ligando a Capital ao distrito de Luzimangues, no município de Porto Nacional; a Paraíso do Tocantins e à BR-153. Além de bela, é uma das maiores pontes do país, e por ela circulam, diariamente, centenas de motoristas. Também é utilizada por praticantes de ciclismo e adeptos da caminhada.


Tribunal de Justiça



Construído pelo arquiteto Luiz Fernando Cruvinel Teixeira, no ano de 1990, o prédio localizado na praça dos girassóis possui a forma de prismas regulares, tem um caráter horizontal na paisagem da praça, ou seja, uma característica que confere peso e sensação de estabilidade estrutural, além do que a identidade arquitetônica se completa pela utilização de tijolo aparente e concreto em quase todas as fachadas


Paço Municipal



O edifício da Prefeitura Municipal, localizado em área institucional nas margens da avenida Teotônio Segurado, na quadra 502 sul, em espaço planejado para ser o Paço Municipal da cidade - projetado em 1989 pelo GRUPOQUATRO. Uma vez que a praça central da cidade abrigaria a sede do poder estadual, foi implantada mais ao sul uma praça para servir a estrutura municipal. O projeto do Paço não foi concluído, apenas o edifico destinado à prefeitura, que se impõe no centro da praça.


Assembleia Legislativa do Estado



O arquiteto Manoel Balbino de Carvalho Neto projetou esse prédio no início da década de 90. A presença de elementos como brises, pergolados, jardins internos e superfícies espelhadas demonstram o mínimo de preocupação com as condições climáticas do lugar, embora internamente sejam utilizados sistemas de acondicionamento artificial.


Museu Casa Suçuapara



a Casa Suçuapara, que foi sede da primeira Prefeitura e Câmara Municipal de Palmas. Hoje, no local, funciona um museu - a Casa da Cultura - que abriga o acervo histórico de Palmas como fotografias, documentos e mapas que retratam vários momentos históricos da capital. A Casa abriga também a Associação dos Amigos do Patrimônio Cultural de Palmas (AAPCP) e a Academia Palmense de Letras (APL).

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia