Goi√°s FRENTE FRIA?

Saiba qual é o vinho ideal para cada estação do ano

Sommelier Jos√© Filho Anjos explica o comportamento de consumo de vinhos e espumantes do goiano. Ele promove o Goiânia Wine Festival dia 20 de maio no Enne Restaurante e Adega

Por GG Notícias

15/05/2022 às 17:42:02 - Atualizado h√°

O vinho vem a cada dia despertando mais consumidores no Brasil e isso pode ser comprovado em diversas pesquisas que mostram, que mesmo em países tropicais, onde as bebidas servidas bem geladas são mais populares, os fermentados de uva t√™m criado mais adeptos. O clima, inclusive, é um dos pontos importantes na hora da escolha da bebida, isso porque vinhos brancos, tintos e espumantes despertam sensações diferentes que é ideal para cada estação do ano.

As dicas v√™m do sommelier José Filho Anjos, que est√° promovendo o Goiânia Wine Festival, que acontecer√° dia 20 de maio no Enne Restaurante e Adega. Serão mais de 80 rótulos para degustação oferecidos pela Decanter Distribuidora e pelo Enne Restaurante e Adega, quando além de experimentar vinhos de mais 10 países, incluindo nacionais, os participantes também poderão conversar com sommeliers e entender um pouco mais sobre essa bebida milenar.

De acordo com Anjos, o estado de Goi√°s, mesmo tendo um clima predominantemente quente, o vinho tinto é o mais consumido, mesmo sendo mais indicado para dias mais frios. " Dias quentes como os de verão pedem vinhos √°cidos, frescos e de corpo leve, preferencialmente sem passagem por carvalho", explica. Contudo, no inverno a dica é abusar dos vinhos mais robustos com taninos e corpo pesado. Segundo o sommelier, a bebida, além de toda sua ess√™ncia, tem um teor alcoólico que é maior que cervejas, por exemplo, por isso é considerada uma bebida que aquece.

O comportamento do goiano, em especial o goianiense, é de quem ainda est√° conhecendo a diversidade da bebida. No inverno, por exemplo, o especialista e empres√°rio nota que h√° o aumento do consumo de uma maneira geral o vinho. "O clima esfria um pouco por aqui e as pessoas j√° idealizam uma noite com vinho e harmonização, e isso reflete imediatamente nas adegas. Contudo, no período de férias, em especial de dezembro para janeiro h√° uma busca maior por vinhos leves como: espumantes, brancos e rosados". Essas compras, além de serem destinadas ao consumo em casas de praias e resorts, também refletem os h√°bitos das confraternizações e de presentear típicas da época.

Estações do ano

Para o verão a dica é aproveitar o frescor dos espumantes, vinhos brancos e rosados. "Para quem não abre mão do tinto, basta dar prefer√™ncia para vinhos das castas como Pinot Noir, Gamay e Tempranillo'', diz José.

J√° na primavera, que em Goi√°s é quase um verão, os arom√°ticos como da casta argentina Torrotés e Riesling alemão também combinam com o calor. "A estação permite também degustar vinhos tintos que chamamos de macios e frutados como das castas: Garnacha (Grenache), Cinsault e alguns Carmén√®re jovens", lista Anjos.

J√° na estação atual, o outono, quando as temperaturas começam a baixar, o especialista diz que j√° vale investir nos rótulos mais encorpados, "mas com boa acidez, assim como os vinhos da Toscana os Chianti, e também os Merlot franceses". Enquanto no inverno, José sugere abusar dos vinhos mais gordos, com passagem por carvalho, com corpo e taninos mais altos, destaque para os aclamados vinhos de Tannat, Cabernet Sauvignon e os Malbecs.


*Harmonização*

Entre os fatores a ter em conta na harmonia do vinho com a comida, realça-se: o peso, a intensidade arom√°tica, a acidez, o açúcar, em todos eles. É importante também avaliar o sal da comida e os taninos no vinho.

Dicas:

Verão: Ceviche e Sauvignon Blanc

Inverno: Fondue e Merlot

Primavera: Galinha caipira com pequi e Torrontés

Outono: Feijoada e Espumante Rosé Brut

*Serviço*

Goiânia Wine Festival

Local: Enne Restaurante e Adega

Endereço: R. 1136, 379 - St. Marista, Goiânia.

20 de maio das 20h às 23h

Mais de 80 rótulos internacionais e nacionais
Finger Food Enne Restaurante Adega

Harmonização com produtos da TFT Charcutaria

Valor: R$ 200

Pontos de venda:

Enne Restaurante e Adega - 62 99601-0226 (whatsapp)

Decanter - 62 3095 3003 (whatsapp)


Patrocínio

Saga BMW

XP investimentos


Apoio

√Āgua prata e √°gua cachoeirinha.

TFT Charcutaria

Mãe Gourmet

Record Goi√°s


Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias