Tempo seco e quente pode impactar consumo de energia

Energisa orienta clientes acompanharem consumo na fatura de energia para economizar na conta de luz

Por GG Noticias em 06/08/2022 às 06:00:00

Foto: divulgação

Com a umidade relativa do ar em queda e a temperatura aumentando, os tocantinenses já começam a sentir o efeito da estiagem na rotina: o uso de umidificadores e aparelhos de ar-condicionado, por exemplo, se tornam mais constantes. E, quanto mais quente lá fora, mais os aparelhos precisarão trabalhar para chegar na temperatura que você usa normalmente, aumentando o consumo e, consequentemente, o valor da conta. Para acompanhar as despesas com energia, é importante que o consumidor conheça como a conta de luz é calculada.

De forma simplificada, a energia que chega a cada casa, comércio ou indústria passa por três etapas: a Geração de energia; a Transmissão dessa energia para os estados e a Distribuição para o consumidor final. No Tocantins, a Energisa atua especificamente nesta última etapa: na Distribuição, levando energia de forma segura, contínua e de qualidade para os 139 municípios tocantinenses.

Cada uma dessas etapas tem um custo e o percentual a ser pago por cada serviço é definido pela Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel), com base em leis e regulamentos federais. A fatura que chega para o cliente contém, também, os impostos e encargos setoriais, além da taxa de iluminação pública, cujo valor é definido por cada prefeitura através de decreto municipal.

"É importante entender que, além da distribuição de energia – que é a parte que fica com a Energisa – a fatura é composta por custos que não são de responsabilidade da concessionária, a chamada Parcela A: geração, transmissão e encargos, além dos tributos. Como o nosso serviço é o último a ser executado, a distribuição em si, a empresa atua na arrecadação de todos os valores e os repassa de forma integral para quem é de direito", explica Narjara Bolentini, coordenadora comercial da Energisa.

Para exemplificar, confira a simulação de uma fatura residencial: Em uma conta de R$ 100,00 a parte que cabe à Energisa é de R$ 25,05. Com esse valor a empresa distribui energia a todos os clientes, paga funcionários, fornecedores e prestadores de serviços, renova e faz a manutenção da sua frota, mantém e amplia a rede e os sistemas elétricos, garantindo o atendimento 24 horas e 7 dias por semana, além de investir na modernização e melhoria crescente da qualidade dos serviços prestados. Os demais custos são referentes a geração/compra de energia, transmissão, encargos e impostos que juntos somam R$ 74,95 e são entregues às partes responsáveis, como governo federal e estadual.

Interface gráfica do usuário, Tabela Descrição gerada automaticamente

Para saber mais sobre sua conta, o cliente pode acessar mais informações no link a seguir https://www.energisa.com.br/Paginas/informacoes/sua-conta/sua-conta.aspx

Na websérie "O Descomplicador" o ator e humorista tocantinense Paulo Vieira ajuda a explicar de forma simples e didática o que é cobrado na conta de energia; como uma pizza fatiada, ele divide e detalha cada custo em vídeo disponível no Youtube. Clique aqui e confira.

Orientações para o período de estiagem

Para manter o orçamento em dia, o cliente pode adquirir novos hábitos de consumo de energia elétrica. A seguir, confira algumas orientações:

- Ar-condicionado: Prefira usar o aparelho na temperatura de até 23 °C, afinal, quanto mais baixa for a temperatura demandada, mais o ar-condicionado precisa trabalhar para esfriar o ambiente. Mantenha os filtros sempre limpos e lembre-se de desligar quando for ficar fora do ambiente por muito tempo;

- Lâmpada: Aproveite a luz natural durante o dia e opte por lâmpadas LED ou fluorescentes;

- Geladeira: Verifique sempre se a borracha de vedação está em bom estado e deixe-a longe de raios solares e fontes de calor, como fogão. Planeje-se para tirar da geladeira tudo o que for utilizar no momento, para evitar abrir e fechar a porta do refrigerador.

Para mais informações sobre sua fatura de energia, entre em contato com a Energisa por um dos canais de atendimento:

WhatsApp (Gisa)? www.gisa.energisa.com.br

Aplicativo EnergisaOn?(disponível no Google Play ou App Store)

Call Center:?0800 721 3330.

Fonte: Energisa

Comunicar erro

Comentários

Anuncie