Serena Williams quer mudar as estatísticas com investimentos em venture para mulheres

Conversa com a maior tenista feminina da hist√≥ria encerrou a 12¬™ edição da Expert XP e abordou sua relação com investimentos

Serena Williams quer mudar as estatísticas com investimentos em venture para mulheres

Para fechar a 12¬™ edição da Expert XP com chave de ouro, a atleta Serena Williams, considerada a maior tenista da história do esporte, subiu ao palco para inspirar e falar sobre a sua trajetória de vida, superações e como descobriu seu lado empreendedora em um rico bate-papo com Betina Roxo, head de Canais Digitais XP Inc e José Berenguer, CEO do banco XP, na noite da quinta-feira (4). A conversa contou até com a distribuição de bolinhas assinadas pela campeã.


Na primeira parte, Serena compartilhou a história da sua relação com investimentos. Ela conta que começou a se interessar pelo mundo dos investimentos h√° nove anos: "Sempre que estava l√° na quadra de t√™nis assistindo uma partida, sabe aqueles cartazes com os patrocinadores, eu ficava pensando "nossa, quem me dera ter investido nessa empresa". Assim, aos poucos, comecei a fazer perguntas, a querer saber mais sobre o mundo das finanças".


Segundo a atleta, desde o início no mundo dos investimentos ela queria ajudar pessoas e pequenas empresas a alcançarem o sucesso. "Nessa coisa de ajudar as empresas eu acabei também fazendo investimentos sementes, j√° que eu trabalhava com as empresas em est√°gio inicial". Em março deste ano, a Serena Ventures lançou seu fundo inaugural de Venture Capital de US $111 milhões e mantém uma carteira de 60 empresas com foco em liderança e diversidade. O objetivo de Serena com o fundo é mudar a estatística de que menos de 2% dos valores em fundos de Venture vão para mulheres. "Eu sabia que para construir o Serena Venture teria que organizar meu tempo, para fazer da maneira correta, porque quero continuar investindo em mulheres".


No segundo momento, a pauta foi o filme King Richard: Criando Campeãs, que conta a história inspiradora do pai de serena, Richard Williams (personagem que rendeu o Oscar de melhor ator para Will Smith), determinado a tornar as filhas Serena e Venus Williams, duas das atletas mais talentosas da história, que mudaram o t√™nis para sempre. Com o roteiro baseado em relatos de Serena – no livro On the Line -, e do pai das atletas, Richard Williams – na obra Black and White: the way I see it-, o longa é uma história de sonhos que se tornam realidade.


Sobre o filme, Serena disse que ficou bastante emocionada de diversas formas quando assistiu. "Eu chorei, eu ri, eu tirei sarro da minha mãe, foi incrível! É realmente um filme excelente. Nós todos ficamos muito contentes e envolvidos, até no processo. Foi muito bacana as pessoas poderem ver o meu pai por uma luz verdadeira, porque por muitos anos na minha carreira ele acabou sendo representado como o pai. Então, acho que o filme foi bem feliz, e o Will Smith fez um trabalho excelente ao interpretar meu pai".


Por fim, Serena deixou um recado para seus fãs e jovens que almejam tornar-se tenistas um dia. "Dediquem-se bastante. Voc√™s j√° devem ter ouvido isso, mas nunca desistam dos seus sonhos. Se o seu sonho for o t√™nis, nunca desista, se for outra coisa também não. Jamais deixem que alguém diga a voc√™s o que podem ou não fazer. A V√™nus Williams (irmã de Serena) j√° disse que quando fazem isso, querem dizer que eles não podem".


Fotos: XP Inc