Brasil Brasil

Aposentados e pensionistas do INSS recebem aumento em 2023; Confira novo valor

A taxa de reajuste depende da taxa de inflação acumulada no ano anterior, ou seja, o mesmo padrão utilizado para atualizar o piso nacional. Os números oficiais geralmente são publicados apenas no início de cada ano, enquanto as previsões são divulgadas regularmente pelo governo

Por GG Notícias

08/11/2022 às 20:00:00 - Atualizado há
Foto: Divulgação

Os benefícios do INSS (Instituto Nacional de Pesquisas Previdenciárias) são reajustados anualmente em consonância com as mudanças no salário-mínimo nacional. O Regulamento será implementado a partir de janeiro de 2023, quando o montante das pensões, pensões e outras assistências deve ser alterado pelas autoridades locais.

No último projeto da Lei de Diretrizes Orçamentárias (LDO) enviado à Assembleia Nacional, os funcionários estimaram o salário-mínimo para o próximo ano em R$ 1.294. Se confirmado, este também será o valor do piso do benefício do INSS.


A proposta considera que o Índice Nacional de Preços ao Consumidor (INPC), principal indicador de inflação, será de 6,7% em 2022. No entanto, podemos esperar mudanças nos próximos meses.

Defasagem


De acordo com dados do Boletim Macro e Fiscal da Secretaria de Política Econômica (SPE) divulgados pelo Ministério da Economia em 14 de julho, essa previsão já é prematura e deve subir em breve. Nesse caso, o valor mínimo pode chegar a R$1.302 em 2023.


O teto para pensões do INSS e outros benefícios será aumentado no próximo ano de Rs 7.087,22 crore para Rs 7.612,38.


O Instituto Intersindígio estatístico e social (Dieese) estima que esse ajuste possa afetar a renda de 56,7 milhões de brasileiros, dos quais 24,2 milhões são beneficiários do INSS.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias