Tocantins

Secad realiza análise comportamental entre servidores da Pasta

A iniciativa visa identificar as aptidões e perfis dos colaboradores para realização de planejamento estratégico com foco na transformação digital no serviço público.

Por GG Notícias

21/04/2023 às 10:00:00 - Atualizado há
Foto: Angel Lima/Governo do Tocantins
Para planejar as melhores ações e ter eficácia nos resultados, a Secretaria de Estado da Administração (Secad) está realizando uma série de rodadas de análises comportamentais entre os servidores da Pasta.

Na última semana, as equipes de tecnologia e folha de pagamento da Secad tiveram a oportunidade de participar de uma análise comportamental baseada na metodologia MBTI, (Myers-Briggs Type Indicator ou, em português Classificação Tipológica de Myers-Briggs). Trata-se de uma ferramenta, amplamente utilizada no mundo, que busca avaliar a personalidade de um indivíduo e consiste em identificar características, comportamentos, níveis de resposta, perfis de responsabilidade e, ainda, identificar potenciais gestores e líderes dentro do quadro de servidores, em especial, os que ocupam posições estratégicas de liderança.

O secretário da Administração, Paulo César Benfica Filho pontua que a Secad passa por um processo de transformação digital e para que este ocorra de maneira eficaz, várias ações estão sendo implementadas. "A modernização da gestão e dos serviços públicos por meio de processos digitais é uma realidade que veio para ficar e sendo assim estamos buscando os melhores meios e ferramentas para que esta realidade seja assimilada da melhor maneira possível tanto entre os servidores como também a população que utiliza os serviços públicos", explica o secretário.

Para o diretor de Padronização e Integração de Sistema da Secad, Thomas Calil, o desenvolvimento profissional também é fundamental para o sucesso da transformação digital no serviço público. "Essa iniciativa vai além dos aspectos tecnológicos, pois considera a importância dos aspectos humanos para o sucesso da transformação digital que estamos fazendo na Secad", afirma Calil.

A responsável pela aplicação dos testes de análise comportamental na Secretaria, a gerente de Projetos, Christina Cantanhede explica que a análise comportamental é um método de alavancagem profissional e está sendo aplicado como um projeto piloto para traçar o perfil comportamental dos servidores. "O objetivo principal é identificar, alinhar as responsabilidades e objetivos para adequação de boas práticas de mercado, processos e tecnologias. Depois disso vamos fazer uma gestão de processos, mapeando os processos, posteriormente buscar as melhores práticas de atuação dentro da Secretaria", acrescenta.

Dentre as contribuições que a análise comportamental e identificação de perfis podem proporcionar aos servidores estão: aprimorar o recrutamento e seleção; identificar necessidades de treinamento e capacitação; fomentar o trabalho em equipe; melhorar a gestão de conflitos; facilitar a comunicação, dentre outros.





Fonte: Angel Lima/Governo do Tocantins
Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia