Tocantins TOCANTINS

Fórum dos Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal realiza encontro no Tocantins

O Tocantins sediou a 112ª Reunião Ordinária da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), onde os gestores de meio ambiente da Amazônia Legal brasileira se reuniram no Tribunal de Contas do Estado (TCE) para discutir questões comuns aos estados amazônicos.

Por GG Notícias

26/05/2023 às 16:09:26 - Atualizado há

O Tocantins sediou a 112ª Reunião Ordinária da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), onde os gestores de meio ambiente da Amazônia Legal brasileira se reuniram no Tribunal de Contas do Estado (TCE) para discutir questões comuns aos estados amazônicos. A região da Amazônia Legal inclui os estados do Acre, Amapá, Amazonas, Mato Grosso, Pará, Rondônia, Roraima, Tocantins e Maranhão.

O Fórum dos Secretários de Meio Ambiente da Amazônia Legal, vinculado à Força-Tarefa de Governadores para o Clima e Florestas (GCF Task Force), proporciona um espaço de debate e articulação conjunta entre os secretários das pastas de meio ambiente da região, diante dos desafios ambientais compartilhados.

Julie Messias, secretária de Meio Ambiente e Povos Indígenas do Acre e atual presidente do grupo, enfatizou que as discussões no fórum vão além da troca de informações sobre as particularidades de cada estado. Elas envolvem a construção coletiva de iniciativas para promover o desenvolvimento ambiental, social e econômico da Amazônia. Messias expressou sua gratidão ao Tocantins por sediar tanto a reunião da Abema quanto a do fórum de secretários da Amazônia Legal.

Marcello Lelis, secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins, ressaltou a importância desse encontro proporcionado pela agenda da Abema, que reuniu os gestores da Amazônia Legal. Ele destacou a necessidade de compartilhar experiências e desenvolver políticas públicas que considerem os interesses comuns e a busca por resultados positivos.

Na reunião, estiveram presentes também o presidente do Instituto Natureza do Tocantins, Renato Jayme, e a superintendente de Gestão de Políticas Públicas Ambientais da Semarh, Marli Santos. Entre as pautas discutidas, os secretários iniciaram conversas sobre o planejamento dos estados amazônicos para a participação na COP 28, a Conferência das Nações Unidas sobre Mudanças Climáticas de 2023, que ocorrerá em Dubai, nos Emirados Árabes, de 30 de novembro a 12 de dezembro de 2023.

Além disso, com a participação do especialista em mudanças climáticas Marcelo Rocha, do IDH (The Sustainable Trade Initiative), os secretários compartilharam conhecimentos sobre o cenário global atual dos mercados voluntário e regulado de carbono. Também foi acordado que será realizado um levantamento das questões ambientais em debate no legislativo federal para envolvimento dos membros do fórum.

Consórcio de Secretários de Meio Ambiente do Nordeste

No mesmo local, também foi realizada uma reunião dos secretários que compõem o Consórcio de Secretários de Meio Ambiente do Nordeste. Os gestores representando os estados de Alagoas, Bahia, Ceará, Maranhão, Paraíba, Pernambuco, Piauí, Rio Grande do Norte e Sergipe discutiram pontos estratégicos para os próximos dois anos de atuação. Além disso, abordaram temas como finanças sustentáveis e o projeto MapBiomas.

Abema

Nesta quinta-feira, 25, o Tocantins sediará a 112ª reunião ordinária da Associação Brasileira de Entidades Estaduais de Meio Ambiente (Abema), que representa e reúne os órgãos ambientais estaduais do Brasil. A reunião ocorrerá durante todo o dia no Palácio Araguaia.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia