Brasil BRASIL

Prefeito de Araucária é alvo de operação do MP por nepotismo após casamento polêmico

O prefeito da cidade de Araucária, no Paraná, Hissam Hussein Dehaini, ganhou destaque nacional ao se casar com uma adolescente de 16 anos, Kauane Rode Camargo, e empregar a sogra, Marilene Rode, na prefeitura.

Por GG Notícias

01/06/2023 às 16:18:22 - Atualizado há

O prefeito da cidade de Araucária, no Paraná, Hissam Hussein Dehaini, ganhou destaque nacional ao se casar com uma adolescente de 16 anos, Kauane Rode Camargo, e empregar a sogra, Marilene Rode, na prefeitura. Agora, o político está enfrentando uma operação do Grupo de Combate ao Crime Organizado (Gaeco) do Ministério Público do Paraná (MP-PR) por suspeitas de nepotismo relacionadas à nomeação de parentes de sua esposa.

A operação deflagrada nesta quinta-feira investiga as denúncias de nepotismo ligadas à contratação de parentes de Kauane. Além da mãe da adolescente, Marilene Rode, a tia, Elizângela Rode, também assumiu um cargo na prefeitura. No entanto, após a divulgação do caso, ambas foram exoneradas, alegando-se desgaste nas funções exercidas.

O casamento controverso de Hissam e Kauane ocorreu em 12 de abril, e um dia antes do matrimônio, a mãe da jovem foi nomeada como secretária de Cultura e Turismo. Já a tia recebeu o cargo de secretária municipal de Planejamento. Diante do escrutínio público, o prefeito alegou que as exonerações foram feitas para preservar sua gestão e evitar manchas em sua imagem.

A Operação Scambio, nome da ação realizada pelo MP-PR, visa apurar possíveis crimes contra a administração pública. Foram expedidos 10 mandados de busca e apreensão nas cidades de Araucária e Curitiba como parte dessa investigação.

Embora o Código Civil Brasileiro permita o casamento de homens e mulheres a partir dos 16 anos, desde que haja autorização dos pais ou representantes legais, o caso do prefeito de Araucária chamou atenção pela controvérsia envolvendo a nomeação de parentes da esposa para cargos públicos.

Hissam, que está em seu segundo mandato como prefeito de Araucária, já foi divorciado e foi eleito em 2020 com expressivos 68,49% dos votos. Agora, terá que enfrentar as consequências da operação do MP-PR e responder às acusações de nepotismo que pairam sobre sua gestão. O desfecho desse caso promete ser um capítulo importante na política local e desperta o debate sobre os limites éticos e legais no exercício do poder público.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia