Brasil Uso Indevido

Ministros de Lula usam aviões da FAB para passar fins de semana em seus estados de origem

Levantamento revela que voos em aeronaves oficiais se tornaram rotina para ministros do governo Lula

Por Redação

05/06/2023 às 10:57:20 - Atualizado há
Força Aérea Brasileira

O governo do ex-presidente Lula está sendo alvo de críticas após um levantamento revelar que ministros aproveitaram os aviões da Força Aérea Brasileira (FAB) para passar fins de semana em seus estados de origem. De acordo com os dados da FAB, alguns integrantes do primeiro escalão federal têm utilizado esses voos de forma recorrente, transformando-os em uma rotina.

Os ministros viajam frequentemente às sextas-feiras para suas cidades de origem e retornam a Brasília, também utilizando os aviões da FAB, aos domingos ou segundas-feiras. O recordista nesse tipo de viagem é o ministro da Justiça e Segurança Pública, Flávio Dino, que realizou nove voos às sextas e sábados para São Luís, capital do Maranhão, onde possui residência.

No entanto, apenas em três dessas viagens o ministro tinha compromissos oficiais na cidade. Nas outras seis ocasiões, Dino alegou motivos de segurança para utilizar as aeronaves da FAB. Logo atrás de Dino está o ministro do Trabalho e Emprego, Luiz Marinho, que voou oito vezes para São Paulo às sextas-feiras, retornando a Brasília no início da semana seguinte. Quando não possui compromissos oficiais em São Paulo, Marinho também justifica o uso das aeronaves com motivos de segurança.

Outro ministro bem posicionado na lista é Fernando Haddad, ministro da Fazenda na época. Com gabinetes em Brasília e São Paulo, Haddad costumava marcar reuniões ou entrevistas na capital paulista às sextas-feiras, justificando assim suas viagens. No total, ele realizou sete voos com destino a São Paulo no fim de semana, sendo cinco às sextas-feiras e dois às quintas-feiras.

Além desses casos, outros ministros também foram identificados fazendo uso indevido dos aviões da FAB. A ministra da Saúde, Nísia Trindade, viajou sete vezes às sextas-feiras para o Rio de Janeiro, sua cidade natal, alegando motivos de serviço. Em algumas ocasiões, ela retornou a Brasília em voos comerciais. A ministra do Turismo, Daniela do Waguinho, voou para o Rio três vezes em aviões oficiais nos fins de semana, justificando compromissos oficiais na cidade.

Diante dessas revelações, os ministérios se defenderam, alegando que as viagens estão de acordo com a legislação vigente. O Ministério da Justiça afirmou que os voos de Flávio Dino são realizados dentro dos requisitos estabelecidos em lei, incluindo aqueles realizados por motivos de segurança. As assessorias dos ministérios do Trabalho e Emprego, Fazenda, Saúde e Turismo também afirmaram que seus respectivos ministros seguem as normas e regulamentos para o uso das aeronaves da FAB.

Embora a legislação atual permita que ministros utilizem voos da FAB para deslocamentos entre Brasília e suas cidades de origem alegando motivos de segurança, é importante questionar se essas viagens estão sendo feitas de forma ética e em conformidade com os interesses públicos. O uso frequente dos aviões oficiais para fins pessoais ou político-partidários levanta preocupações sobre o uso adequado dos recursos públicos e a transparência no exercício do cargo.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia