Esportes Futebol Internacional

Lionel Messi escolhe o Inter Miami: A oferta irresistível e a negociação que garantiu o melhor do mundo

A batalha psicológica, os gigantes corporativos e a data provisória da estreia de Messi

Por Redação

09/06/2023 às 17:30:00 - Atualizado há
AFP

Lionel Messi, o astro argentino, não voltará a vestir a camisa do Barcelona e também não seguirá rumo à Arábia Saudita. A disputa por sua contratação foi vencida por outro competidor, aquele que por muito tempo foi apenas um destino hipotético, mas que se tornou realidade. O Inter Miami emergiu como a escolha de Messi, um time da Major League Soccer (MLS), onde ele poderá mostrar suas habilidades após sua passagem pelo PSG, que durou menos do que se esperava. Como exatamente o Inter Miami ganhou a batalha psicológica contra seus grandes concorrentes? A resposta envolve uma complexa negociação global e a participação de gigantes corporativos como Apple TV+, Adidas e a própria MLS.

A negociação de Messi se estendeu por vários meses, com a participação direta de David Beckham, cujos filhos são fãs do craque argentino e já posaram diversas vezes com a camisa da seleção argentina. Segundo fontes consultadas pelo LA Nacion, a decisão de Messi foi tomada após um processo "complexo" que durou quase "todos os dias". A possibilidade de ir para a Arábia Saudita, um país com o qual Messi possui vínculos comerciais e turísticos relevantes, foi descartada. No entanto, a opção de continuar em Paris também não o seduziu. "Eu não estava feliz", admitiu Messi em uma entrevista à mídia catalã, na qual confirmou sua transferência para o Inter Miami.

Tudo foi planejado em favor do Inter Miami, inclusive uma data provisória para a estreia de Messi: 21 de julho, em casa, contra o Cruz Azul. A oferta da MLS a Messi envolve contribuições dos dois maiores parceiros comerciais da liga. O comissário da MLS, Don Garber, mencionou em março que seria necessário um acordo criativo, assim como o que Beckham fez ao se juntar ao LA Galaxy em 2007, para atrair Messi.

Um dos fatores cruciais foi a parceria entre a MLS e a Apple, que concordaram em oferecer a Messi uma parcela da receita gerada pelos novos assinantes do MLS Season Pass, o pacote de streaming da liga disponível no Apple TV+. Para dar uma dimensão do que estamos falando, a Apple e a MLS assinaram um contrato de 10 anos no valor de US$ 2,5 bilhões.

Outro fator importante é a relação de Messi com a Adidas, uma das maiores patrocinadoras da MLS desde sua criação em 1996. A marca esportiva também possui um forte vínculo com Messi desde 2006, quando o jogador argentino disputou seu primeiro Mundial, na Alemanha.

O acordo global incluiu uma oferta adicional para Jorge Messi, pai e agente de Lionel Messi, que foi encarregado de conduzir as negociações. Após a passagem pelo Inter Miami, Messi, que está prestes a completar 36 anos, terá a opção de adquirir uma parte de uma franquia da MLS. Essa opção já foi utilizada por David Beckham quando ele assinou com o Los Angeles Galaxy, adquirindo um percentual do Inter Miami em troca de US$ 25 milhões.

Todos os elementos se alinharam nesse momento para que Messi, após uma vida inteira no Barcelona e dois anos no PSG, desembarcasse em uma franquia que não é das mais poderosas da MLS e que, atualmente, não está na briga pelos títulos, ocupando o sexto lugar na última temporada. Este ano, o desempenho não melhorou muito: apenas 5 vitórias e 11 empates em 16 jogos. Os destinos de Beckham e Messi se cruzam em um momento especial, com detalhes surpreendentes: o inglês se aposentou no Paris Saint Germain e agora recebe o craque argentino como proprietário, para aproveitar todo o seu talento.

Outra possibilidade intrigante é o eventual reencontro de Messi com Tata Martino, após a saída de Phil Neville. Martino e Messi já estiveram juntos no Barcelona e na seleção argentina, chegando à final da Copa América. Martino, um admirador da MLS, já dirigiu o Atlanta United em 2018, conquistando o título. Há alguns meses, ele recusou uma proposta do Boca Juniors, que seria irresistível para a maioria dos treinadores. Talvez o destino tenha reservado uma surpresa ainda maior para eles.

A transferência de Messi para o Inter Miami é uma negociação vulcânica que tem paralisado o mundo do futebol. Os detalhes envolvendo os gigantes corporativos, as jogadas estratégicas e as motivações por trás dessa decisão deixam claro que o Inter Miami foi capaz de criar uma oferta irresistível para o melhor jogador do mundo. Agora, os olhos do planeta estarão voltados para a nova jornada de Messi nos campos da MLS.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias