Brasil

Superbactéria mata universitária de 18 anos em SC

Estudante de biomedicina contraiu Staphylococcus aureus através de acne facial

Por Redação

15/06/2023 às 21:45:00 - Atualizado há
Reprodução/Redes Sociais

Uma tragédia abalou a cidade de Blumenau, no Vale do Itajaí, em Santa Catarina, no início desta semana, quando uma jovem de 18 anos perdeu a vida devido a complicações causadas por uma superbactéria. Dâmilly Beatriz da Graça, estudante de biomedicina, contraiu o microrganismo conhecido como Staphylococcus aureus por meio de uma acne no rosto, conforme divulgado pela mãe, Daniela Veiga, nas redes sociais.

Segundo o relato de Daniela, a filha foi afetada por uma bactéria agressiva e de difícil reversão, que resultou em uma infecção generalizada e falência múltipla dos órgãos. O Staphylococcus aureus é comumente encontrado na pele e pode se agravar quando há algum tipo de ferimento, explicou a infectologista Sabrina Sabino.

"Ela entra em nossa circulação e provoca uma síndrome chamada sepse, que causa diversas alterações inflamatórias no corpo, podendo ser extremamente grave", disse a especialista.

Sabrina ressaltou que a bactéria é potencialmente perigosa, mas a grande maioria da população a possui no corpo sem apresentar qualquer reação. A morte da jovem ocorreu na tarde de segunda-feira (12), e Daniela manifestou sua dor publicamente na noite de quarta-feira (14), dois dias depois.

De acordo com a mãe, Dâmilly procurou atendimento médico no primeiro fim de semana de junho, devido a dores no pescoço. Na ocasião, recebeu medicação e foi liberada. No sábado (10), as dores persistiam e, no dia seguinte, domingo (11), a jovem acordou com o rosto muito inchado. Foi nesse momento que ela retornou ao hospital e a necessidade de uma vaga na Unidade de Terapia Intensiva (UTI) foi avaliada.

"A equipe médica não poupou esforços na tentativa de reverter o quadro. Com agilidade desde a chegada ao hospital no domingo, encaminhando rapidamente para a UTI, até o momento do óbito", desabafou a mãe nas redes sociais. Dâmilly era filha única e havia se mudado para Blumenau este ano para cursar biomedicina na Universidade Regional de Blumenau (Furb).

A instituição emitiu uma nota lamentando a perda da estudante.

Staphylococcus aureus: entenda a bactéria A infectologista explicou que a bactéria responsável pela morte da jovem é um microrganismo que coloniza a pele, mas pode se tornar grave quando há algum tipo de ferimento na pele. "Quando passamos por procedimentos cirúrgicos, usamos antibióticos prévios, ou se tivermos piercing ou tatuagem em locais inadequados, ou seja, quando há lesões na pele, ela entra em nossa corrente sanguínea", esclareceu.

A bactéria, conhecida também como MRSA, possui resistência a antibióticos como meticilina e penicilina. "Isso faz com que alguns antibióticos comuns não sejam capazes de tratar essa infecção", informou a especialista.

Apesar de ser potencialmente grave, a bactéria coloniza uma grande parte da população sem causar reações, conforme a infectologista destacou. Ela ressaltou a importância de alertar a população de que a maioria das pessoas possui essa bactéria no corpo, mas ela não causa problemas se o sistema imunológico estiver saudável e houver uma boa barreira cutânea.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia