Programa Calha Norte: Resultados e Orientações são Avaliados pela ATM e Ministério da Defesa no Tocantins

Workshop reúne gestores municipais para mensurar resultados e discutir pendências e prazos dos convênios do Programa Calha Norte no estado

Foto: Reprodução

Foto: Reprodução

No auditório da Associação Tocantinense de Municípios (ATM), em Palmas, está sendo realizado um importante evento: o Workshop sobre o Programa Calha Norte. Entre os dias 20 e 22 de junho, a ATM e o Ministério da Defesa se unem para mensurar os resultados alcançados pelo Programa no Tocantins e orientar os gestores municipais sobre as pendências e prazos a serem cumpridos para a execução e finalização dos convênios.

O Programa Calha Norte, de acordo com o Ministério da Defesa, tem como objetivos promover o desenvolvimento sustentável, ocupar vazios estratégicos, integrar a população à cidadania, melhorar o padrão de vida das comunidades e fortalecer as atividades econômicas da região. No Tocantins, o programa tem desempenhado um papel fundamental na celebração de convênios com os municípios, visando à aquisição de equipamentos, máquinas e obras de infraestrutura.

No decorrer de três anos, o Programa Calha Norte já investiu cerca de R$ 181 milhões em convênios com o Estado e os municípios tocantinenses. Atualmente, são acompanhados 177 convênios no estado, sendo 139 em execução e 38 em processo de prestação de contas, de acordo com informações do Ministério da Defesa.

Foto: Reprodução

O presidente da ATM e prefeito de Talismã, Diogo Borges, ressalta a importância do Programa Calha Norte para os municípios do Tocantins, destacando que sua vinda foi uma conquista significativa. Borges enfatiza que os convênios firmados com o programa proporcionam aos municípios uma nova opção para a execução de obras e aquisição de equipamentos, com a vantagem de contar com o acompanhamento e a expertise dos técnicos do Ministério da Defesa, que garantem celeridade na execução dos convênios e a chegada dos benefícios às populações locais.

O diretor do Programa Calha Norte, General Poty, destaca o avanço significativo do programa no Tocantins, afirmando que o estado se destacou como um dos mais eficientes na aquisição de equipamentos e realização de obras. O general agradece aos prefeitos e governos locais pelo empenho em garantir a execução adequada dos projetos, evitando qualquer desperdício de recursos.

Foto: Reprodução

Durante o workshop, o vice-governador do estado, Laurez Moreira, parabenizou a ATM e o Ministério da Defesa pela realização do evento e a Bancada Federal pela disponibilização dos recursos. O senador Eduardo Gomes, por meio de videoconferência, ressaltou a eficiência e o profissionalismo dos técnicos do Programa Calha Norte e demonstrou disposição da Bancada Federal em destinar um volume maior de recursos para os municípios tocantinenses. Além das autoridades políticas, o evento contou com a participação do analista superior do Ministério da Gestão e Inovação, José Antônio Pessoa Neto, e representantes do Exército e Marinha.

O workshop continua nos dias 21 e 22, com oficinas técnicas direcionadas aos servidores municipais responsáveis pelos convênios, proporcionando a troca de conhecimentos e orientações para uma melhor execução dos projetos.

O Programa Calha Norte no Tocantins tem impulsionado o desenvolvimento e a infraestrutura do estado, beneficiando as comunidades e promovendo uma maior integração social e econômica. Com a avaliação dos resultados e as orientações fornecidas durante o workshop, espera-se que os gestores municipais possam dar continuidade aos convênios de forma eficiente e transparente, garantindo o pleno aproveitamento dos recursos destinados ao Tocantins.

Acompanhantes em GoianiaUniversitarias CLub