Saúde Saúde

Vacina Qdenga contra a dengue chegará ao Brasil na próxima semana, mas ainda não estará disponível no SUS

Nova vacina aprovada pela Anvisa oferece ampla proteção contra a doença, mas será comercializada em clínicas particulares

Por Redação

23/06/2023 às 11:32:50 - Atualizado há
Foto: Getty Images

A tão aguardada vacina Qdenga, desenvolvida pelo laboratório japonês Takeda Pharma contra a dengue, estará disponível nas clínicas particulares brasileiras a partir da próxima semana. Aprovada pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) em março deste ano, a Qdenga é a primeira vacina a ter autorização para ser aplicada em qualquer pessoa com idade entre 4 e 60 anos, independentemente de ter tido dengue anteriormente. No entanto, ainda não há informações sobre a incorporação da vacina pelo Ministério da Saúde ao Sistema Único de Saúde (SUS) por meio do Programa Nacional de Imunizações (PNI).

A Qdenga oferece uma proteção ampla contra os quatro sorotipos diferentes do vírus da dengue, conferindo eficácia global de 80,2% nos estudos clínicos. Isso significa que a vacina mostrou-se eficaz na comparação com o grupo do placebo para todos os sorotipos da doença.

De acordo com a pediatra Flávia Bravo, diretora da Sociedade Brasileira de Imunizações (SBIm), a Qdenga é uma alternativa viável para a vacinação pública, uma vez que não requer a realização de exames sorológicos para comprovar se a pessoa já teve dengue. Isso simplifica o processo e reduz os custos da vacinação em larga escala. A dengue é uma doença que afeta amplamente o país, com registros em 75% dos municípios brasileiros em 2022, resultando em milhares de casos graves e óbitos.

A nova vacina contra a dengue pode ser administrada em qualquer pessoa, incluindo aquelas que já tiveram a doença. Mesmo para aqueles que já foram infectados anteriormente, a vacinação é importante, pois a dengue pode ser causada por diferentes sorotipos do vírus, e a infecção repetida pode levar a quadros mais graves.

A imunização com a Qdenga é feita em duas doses, com um intervalo de três meses entre as aplicações. No entanto, é importante ressaltar que a vacina não estará disponível no SUS no momento. O Ministério da Saúde informou que o produto será avaliado pela Comissão Nacional de Incorporação de Tecnologias no Sistema Único de Saúde (Conitec), considerando aspectos como eficácia, segurança e impacto econômico com base nas melhores evidências científicas disponíveis.

Enquanto aguardamos a avaliação da Conitec, a Qdenga estará acessível somente em clínicas particulares. O Ministério da Saúde acompanha de perto o desenvolvimento e os avanços tecnológicos relacionados à vacina contra a dengue, mantendo-se atento às melhores opções para a prevenção e controle dessa doença que afeta significativamente a saúde pública no Brasil.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias