Tocantins Educação

Governo do Tocantins e UFT abrem inscrições para curso de extensão sobre ensino de Braille

Curso gratuito de 80 horas visa promover a acessibilidade e inclusão de estudantes com deficiência visual na rede estadual de ensino.

Por Redação

29/06/2023 às 09:00:00 - Atualizado há
Foto: Mari Rios

O Governo do Tocantins, em parceria com a Universidade Federal do Tocantins (UFT), anunciou a abertura das inscrições para um curso de extensão voltado ao ensino de Braille. O curso, que terá duração de 80 horas, será totalmente gratuito e oferecerá 40 vagas, sendo 20 destinadas a professores da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), 5 para a Secretaria Municipal de Educação de Palmas (Semed) e 15 para a UFT.

As inscrições estão abertas desde ontem e se estendem até o dia 7 de agosto. O curso terá início no mês de agosto e será realizado de forma híbrida, com aulas presenciais às quintas-feiras, no período vespertino, no miniauditório do Complexo de Jornalismo, localizado no câmpus da UFT em Palmas. Para se inscrever, os interessados devem acessar a Plataforma de Eventos da UFT.

A iniciativa do curso de extensão sobre ensino de Braille é resultado de uma parceria entre a Seduc, o Projeto de Iniciação Pedagógica Inovajor, a Coordenação Estudantil (Coest) e o setor de Acessibilidade da UFT. A proposta visa promover a acessibilidade comunicacional para estudantes com deficiência visual, proporcionando maior independência na escrita e na leitura, além de facilitar a comunicação e socialização desses estudantes.

Foto: Mari Rios

A professora Graziane Pacini Rodrigues, da Seduc, ressalta a importância do Sistema Braille para a educação inclusiva, destacando que o aprendizado dessa forma de escrita contribui para a inclusão social e educacional dos estudantes com deficiência visual. Segundo ela, o objetivo do curso é fornecer ferramentas para que esses estudantes tenham maior autonomia e oportunidades de aprendizado.

Dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que, em 2019, havia cerca de 17,2 milhões de pessoas com deficiência no Brasil, representando 8,4% da população. Diante das disparidades educacionais enfrentadas por esse grupo, o curso de extensão sobre ensino de Braille busca contribuir para a inclusão dessas pessoas, proporcionando-lhes melhores condições de acesso à educação e ampliando suas oportunidades de inserção no mercado de trabalho. A iniciativa também visa combater as desigualdades de renda enfrentadas pelas pessoas com deficiência, buscando promover uma sociedade mais inclusiva e igualitária.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia