Brasil

Presidente da Câmara cancela homenagem a militares e gera constrangimento no Congresso

Cancelamento repentino de sessão solene causa decepção e revolta entre bombeiros e policiais militares presentes no plenário

Por Redação

03/07/2023 às 20:00:00 - Atualizado há
Foto: Reprodução

Uma decisão inesperada e intempestiva do presidente da Câmara dos Deputados, Arthur Lira, causou constrangimento e revolta no Congresso Nacional. Na manhã desta segunda-feira, quando centenas de bombeiros e policiais militares do Distrito Federal aguardavam ansiosamente pela sessão solene de homenagem, receberam um aviso abrupto de que o evento havia sido cancelado.

A sessão, que estava marcada para as 10h, teve seu cancelamento anunciado às 9h24, deixando os homenageados e parlamentares perplexos diante da decisão de última hora. O deputado federal Alberto Fraga, um dos propositores do evento, manifestou sua indignação em um ofício enviado aos comandantes da Polícia Militar e do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal. Fraga ressaltou que a lamentável decisão partiu do presidente Lira, faltando apenas 36 minutos para o início da cerimônia, alegando o uso do plenário para esforço legislativo concentrado.

Segundo o deputado, Lira não atendeu aos insistentes pedidos de revisão da decisão, ignorando os transtornos causados e a decepção pela interrupção da celebração do glorioso Dia do Bombeiro, comemorado no dia 2 de julho. O presidente da Associação dos Oficiais do Corpo de Bombeiros Militar do DF, coronel Eugênio César Nogueira, classificou o cancelamento como uma "falta de respeito" para com os homenageados, evidenciando a frustração gerada pela abrupta mudança de planos.

Além da homenagem aos militares, havia a expectativa de que os parlamentares presentes utilizassem o espaço para abordar a questão da manutenção do texto do Marco Fiscal, aprovado pelo Senado, que excluiu o Fundo Constitucional do Distrito Federal (FCDF) do teto de reajuste anual. O FCDF é responsável pelo financiamento das polícias Civil, Militar e do Corpo de Bombeiros do Distrito Federal, utilizando recursos provenientes da União.

Em nota, a assessoria de imprensa de Arthur Lira informou que o cancelamento da sessão solene, bem como de outras atividades da Casa, como as reuniões da Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro e da CPI das Americanas, foi definido durante uma reunião dos líderes parlamentares, que se estendeu até altas horas da madrugada desta segunda-feira. A justificativa para tal decisão foi a necessidade de concentrar esforços na votação de pautas prioritárias, como o arcabouço fiscal e a reforma tributária, antes do recesso parlamentar.

O cancelamento repentino da sessão solene de homenagem aos militares gerou um ambiente de frustração e descontentamento no Congresso Nacional. A atitude do presidente Arthur Lira causou um constrangimento desnecessário e desvalorizou a importância dos bombeiros e policiais militares, que esperavam ser reconhecidos pelo seu trabalho incansável em prol da sociedade. Resta agora aguardar os desdobramentos dessa decisão e a reação dos envolvidos diante desse episódio lamentável.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias