Tocantins

LACEN-TO amplia atendimento de exames preventivos em municípios, fortalecendo a saúde feminina

Agora, 119 municípios do Tocantins contam com exames citopatológicos para o rastreamento do câncer do colo do útero

Por Redação

07/07/2023 às 14:35:19 - Atualizado há
Foto: SES/TO

O Laboratório Central de Saúde Pública do Tocantins (LACEN-TO) deu mais um passo importante no fortalecimento da saúde feminina no estado. A partir deste mês, o laboratório passou a oferecer exames preventivos em meio líquido para 119 municípios pactuados, ampliando significativamente o atendimento pelo Sistema Único de Saúde (SUS) tocantinense. Essa expansão é resultado das capacitações ministradas pelos técnicos da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) às equipes municipais, na segunda etapa de implantação dos serviços, iniciada no ano passado com 54 cidades.

A diretora geral do LACEN-TO, Jucimária Dantas, destacou que a implantação desse serviço tem sido uma experiência de sucesso, especialmente devido à qualidade e agilidade na liberação dos resultados dos exames. Esses avanços refletem no aprimoramento do Programa de Rastreamento no Tocantins e na efetividade no controle do câncer do colo do útero.

A taxa bruta de incidência do câncer de colo do útero no Tocantins é a segunda maior da região Norte do país, tornando-se um problema de saúde pública no território. O LACEN-TO já capacitou 189 profissionais para a nova metodologia adotada, que auxilia na identificação de lesões precursoras e no diagnóstico precoce da doença.

Foto: SES/TO

Profissionais de saúde dos municípios já estão percebendo os benefícios dessa ampliação do atendimento. A enfermeira Ana Karoliny Alecrim Cardoso, da Estratégia de Saúde da Família (ESF) de Mateiros, na região sudeste do estado, elogiou a rapidez dos resultados dos exames, parabenizando a equipe do LACEN pela credibilidade que ganharam junto às pacientes.

A enfermeira Patrícia Silva, que atua na ESF do município de Barrolândia, também enfatizou a agilidade no processamento dos exames e a relevância dos profissionais capacitados na rede de saúde local. Ela ressaltou que os resultados têm sido entregues dentro do prazo adequado, contribuindo para a qualidade do rastreamento do câncer do colo do útero.

O exame citopatológico, conhecido como exame preventivo, é uma das principais formas de prevenção, controle e detecção precoce do câncer do colo do útero. Oferecido de forma gratuita pelo SUS, ele permite a identificação de lesões precursoras que, se tratadas precocemente, têm grandes chances de não evoluírem para a doença.

Com a ampliação do atendimento pelo LACEN-TO, mais mulheres terão acesso a essa importante ferramenta de prevenção e cuidado com a saúde. A iniciativa reforça o compromisso do estado do Tocantins em garantir o bem-estar e a qualidade de vida das mulheres, proporcionando uma rede de saúde eficiente e ágil na detecção e tratamento precoce de doenças.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia