Tocantins

Artesanato tocantinense se destaca na Fenearte 2023 com vendas recordes e diversidade de peças

Participação do Tocantins na maior feira de artesanato da América Latina supera expectativas e impulsiona o setor

Por Redação

18/07/2023 às 17:30:00 - Atualizado há
Foto: Kadu Souza

A presença do artesanato tocantinense na Feira Nacional de Negócios do Artesanato (Fenearte) foi marcada por um grande sucesso e números impressionantes. Os artesãos e entidades representativas do estado que expuseram seus trabalhos na maior feira da América Latina no segmento conquistaram vendas e encomendas que alcançaram a marca de R$ 280.481,00. Esse valor supera os anos anteriores e quase dobrou em relação a 2022, quando atingiram R$ 145.337,00.

Com uma variedade de peças feitas a partir de materiais como capim dourado, madeira, cerâmica e palha de buriti, a participação do Tocantins na Fenearte despertou a curiosidade e encantou os visitantes durante os 12 dias de evento. Embora a feira seja organizada pelo Governo de Pernambuco, o Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) possibilita a participação de outros estados, ficando a cargo de cada ente federativo a seleção de seus representantes. Os artesãos tocantinenses foram escolhidos por meio de um edital divulgado pela Secretaria da Cultura (Secult) do Governo do Tocantins, que também garantiu o transporte das peças e dos artesãos até o local do evento.

Núbia Cursino, coordenadora do Programa do Artesanato Brasileiro (PAB) no Tocantins, celebra o sucesso em vendas deste ano, lembrando que a primeira participação do estado na Fenearte ocorreu em 2002. "As vendas superaram as do ano passado, e recebemos muitas encomendas, ultrapassando nossas expectativas", comemora. Para os artesãos, as feiras representam uma oportunidade única de divulgação e contato com potenciais compradores.

Foto:Kadu

Foto: Kadu Souza

Eliene Bisbo, presidente da Associação Dianopolina de Artesãos e veterana na participação da Fenearte, destaca a importância da feira para a divulgação do trabalho e o estabelecimento de novas conexões. "Temos a chance de entrar em contato com lojistas de diferentes estados e realizar muitas vendas", destaca a artesã, conhecida pelo seu trabalho com capim dourado, reconhecido nacional e internacionalmente.

O secretário da Cultura, Tião Pinheiro, ressalta que eventos como a Fenearte são fundamentais para promover e fortalecer o artesanato tocantinense, seguindo a orientação do governador Wanderlei Barbosa de valorizar os artistas locais. "Ficamos muito felizes com os resultados alcançados pelo Tocantins na Fenearte e parabenizamos nossos artesãos e equipe por esse feito", destaca Pinheiro.

A Fenearte atraiu um público expressivo, com informações preliminares do Governo de Pernambuco indicando que mais de 315 mil pessoas visitaram o evento entre os dias 5 e 16 de julho, superando o número de 300 mil participantes da edição anterior. Durante os 12 dias de feira, o estande do Tocantins encantou os visitantes com uma ampla diversidade de peças, incluindo itens de decoração, acessórios pessoais, biojoias e instrumentos musicais. Das mais de 6.800 peças apresentadas, cerca de 5.160 foram vendidas presencialmente, enquanto quase 2.000 foram encomendadas, evidenciando o sucesso e reconhecimento do artesanato tocantinense.


Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia