Brasil Curiosidades

Ranking revela os "melhores passaportes do mundo", e Brasil sobe uma posição

Japão perde liderança, e Cingapura ocupa o primeiro lugar na lista de acesso sem visto

Por Redação

19/07/2023 às 21:00:00 - Atualizado há
Foto: Pixabay

Houve uma mudança significativa no ranking dos "melhores passaportes do mundo" no mais recente Henley Passport Index. Por cinco anos consecutivos, o Japão liderou a lista, oferecendo aos portadores do passaporte japonês acesso a uma impressionante quantidade de 189 países sem a necessidade de visto. No entanto, desta vez, o Japão caiu para a terceira posição, com acesso a 189 destinos. Quem assumiu a primeira colocação foi Cingapura, com acesso liberado em 192 nações. O índice, que avalia 199 passaportes e 227 destinos, analisa a facilidade de viagem sem exigências de visto.

Três países europeus - Itália, Espanha e Alemanha - compartilham a segunda posição do ranking, com a possibilidade de entrada em 190 países sem visto. O passaporte português conquistou o quinto lugar, oferecendo aos seus portadores acesso a 187 destinos sem a necessidade de visto, enquanto o passaporte americano ficou em oitavo, com acesso a 184 países. O Brasil ganhou uma posição em relação ao ranking anterior e ocupa o 19º lugar, com portas abertas para 168 países. É importante notar que o Brasil está atrás de outros países sul-americanos, como o Chile, que ocupa a 15ª posição com 174 destinos, e a Argentina, em 18º lugar com 169 destinos.

No extremo oposto do ranking, encontramos os passaportes com menos liberdade de viagem. O pior passaporte do mundo continua sendo o do Afeganistão, que permite acesso a apenas 27 países sem visto. Para os cidadãos iraquianos, a situação é um pouco melhor, com 29 países sem exigência de visto. Já o passaporte sírio franqueia o acesso a apenas 30 países.

Confira abaixo os principais colocados no ranking dos melhores passaportes do mundo:

1º - Cingapura - 192 países

2º - Alemanha, Itália, Espanha - 190 países

3º - Áustria, Finlândia, França, Japão, Luxemburgo, Coreia do Sul, Suécia - 189

4º - Dinamarca, Irlanda, Holanda, Reino Unido - 188

5º - Bélgica, República Tcheca, Malta, Nova Zelândia, Noruega, Portugal, Suíça - 187

6º - Austrália, Hungria, Polônia - 186

7º - Canadá, Grécia - 185

8º - Lituânia, Estados Unidos - 184

9º - Letônia, Eslováquia, Eslovênia

10º - Estônia, Islândia - 182

19º - Brasil - 168

O Henley Passport Index é publicado pela consultoria de imigração Henley & Partners, com sede em Londres. O ranking se baseia em dados da Associação Internacional de Transporte Aéreo e analisa o acesso de 199 passaportes a 227 destinos de viagem. É importante ressaltar que ter uma boa classificação no ranking não necessariamente indica que um país seja um grande emissor de turistas para o mundo.

O acesso facilitado proporcionado por esses passaportes abre portas para oportunidades de negócios, turismo e intercâmbio cultural. Para os cidadãos dos países mais bem classificados, viajar para diversas partes do mundo é uma tarefa menos burocrática. Enquanto isso, outros países continuam trabalhando para melhorar a liberdade de viagem de seus cidadãos.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias