Tocantins

Programa Jovem Trabalhador: Uma nova esperança para o futuro de jovens tocantinenses

Iniciativa do Governo do Tocantins já empregou 730 jovens e visa inserir 3 mil adolescentes em vulnerabilidade social no mercado de trabalho.

Por Redação

29/07/2023 às 08:00:00 - Atualizado há

Um programa que traz oportunidades e perspectivas para jovens em situação de vulnerabilidade social ganha destaque no Norte do Brasil. O Programa Jovem Trabalhador, uma iniciativa do Governo do Tocantins, executado pela Secretaria de Estado do Trabalho e Desenvolvimento Social (Setas), já está transformando a vida de 730 jovens em 104 municípios do estado. Essa é uma ação que visa inserir no mercado de trabalho 3 mil adolescentes e jovens tocantinenses entre 16 e 21 anos, proporcionando a eles a tão esperada oportunidade do primeiro emprego formal.

Nesta semana, mais 43 jovens de municípios do interior do estado, como Arapoema, Colinas, Colméia e Paraíso do Tocantins, iniciaram suas práticas laborais, dando início a um ciclo de mudança e crescimento pessoal e profissional. A satisfação e esperança estampadas no rosto desses jovens evidenciam o impacto positivo que o Programa Jovem Trabalhador tem na vida de cada um deles.

Foto: Alexandre Alves

O secretário da Setas, Jonis Calaça, destacou a importância desse programa para a juventude tocantinense, que agora encontra novas oportunidades e horizontes. "Em menos de três meses de inscrições, nós já temos uma participação recorde, e agora entramos nas fases da capacitação, lotação e contratação. É importante ressaltar que a capilaridade que buscamos de realizar esse Programa em todos os municípios do Tocantins está avançando muito e já estamos atuando em mais de cem cidades", enfatizou.

Para esses jovens, o programa é uma porta de entrada para o mercado de trabalho, uma chance de trilhar uma carreira profissional e conquistar independência financeira. Eles foram recebidos pelas equipes técnicas da Setas e por gestores dos órgãos municipais onde exercerão suas práticas laborais, tornando o processo de integração mais acolhedor e motivador.

Foto: Alexandre Alves

Histórias de superação e esperança ecoam em cada cidade atendida pelo Programa Jovem Trabalhador. Carlos Eduardo Alves Gomes, de Colméia, com 16 anos e cinco irmãos, enxerga essa oportunidade como uma porta maravilhosa que se abre, acreditando que essa experiência o impulsionará para futuras profissões. Raylanna Karoliny Rodrigues da Silva, de 16 anos, de Colinas, vê a oportunidade como uma luz financeira em sua vida e uma forma de ajudar a mãe. Já em Paraíso do Tocantins, a Auxiliar de Serviços Gerais Simone Lemos, de 35 anos, emociona-se ao falar sobre a oportunidade concedida a sua filha Thaís Silva, de 16 anos, que agora inicia seu primeiro trabalho formal.

O Programa Jovem Trabalhador tem como objetivo não apenas oferecer o primeiro emprego formal remunerado, mas também proporcionar qualificação profissional e garantir o direito à educação e ao trabalho para jovens em situação de risco social ou pessoal. Eles assinarão um contrato de trabalho formal, com possibilidade de duração de até 24 meses, e receberão benefícios, como uniforme, crachá, vale-transporte, 13° salário, seguro de vida, férias e atendimento psicossocial e psicopedagógico.

Foto: Alexandre Alves

A iniciativa também valoriza a diversidade e inclusão, com cotas para pessoas com deficiência (PCD), jovens do sistema socioeducativo, indígenas, quilombolas e ribeirinhos. O programa é financiado com recursos do Fundo Estadual de Combate e Erradicação da Pobreza (Fecoep-TO).

As inscrições para o Programa Jovem Trabalhador ainda estão abertas, e os jovens que preenchem os requisitos podem se inscrever pelo site jovemtrabalhadorto.org.br. Essa é uma oportunidade de fazer a diferença na vida desses jovens tocantinenses, fornecendo a eles as ferramentas para um futuro próspero e repleto de oportunidades. O Jovem Trabalhador é uma verdadeira semente de esperança que floresce e fortalece o futuro de nossa juventude.

Foto: Alexandre Alves

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia