Tocantins

Técnicos da SES-TO aprimoram habilidades com o treinamento EpiSUS fundamental

Capacitação em Epidemiologia Aplicada ao SUS fortalece vigilância e preparo para emergências em saúde pública

Por Redação

07/08/2023 às 20:00:00 - Atualizado há
Foto: Ananda Santos

Na busca constante por aprimorar os serviços de saúde no Tocantins, os servidores da Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) deram início, na segunda-feira, 7, ao Treinamento em Epidemiologia Aplicada aos Serviços do Sistema Único de Saúde (EpiSUS), focado no nível fundamental. Essa iniciativa visa oferecer aos profissionais da área conhecimentos e habilidades essenciais em vigilância e epidemiologia.

O treinamento, promovido em parceria com a Secretaria de Vigilância em Saúde e Ambiente do Ministério da Saúde (SVSA/MS), está sendo conduzido na Escola Tocantinense do Sistema Único de Saúde (Etsus) e terá duração de três meses, com uma semana de aulas presenciais e atividades práticas a cada mês. Durante esse período, os servidores da Superintendência de Vigilância em Saúde (SVS/SES-TO) serão capacitados para a produção de relatórios e investigações em epidemiologia básica, além de aprenderem a agir em situações de emergências de saúde pública.

"Estou muito grata pela oportunidade de participar deste treinamento e acredito que o conhecimento adquirido será de grande valia para o meu trabalho como inspetora sanitária", destacou Carla Silva Lima, inspetora sanitária da Diretoria de Vigilância Sanitária.

A equipe que passará por essa capacitação é multiprofissional, contando com enfermeiros, biólogos, médicos veterinários, farmacêuticos, geógrafos e estatísticos. A diversidade de áreas é fundamental para que as trocas de experiências e conhecimentos sejam enriquecedoras. O enfoque principal do treinamento será no raciocínio epidemiológico e análise de dados, garantindo que os profissionais estejam bem preparados para enfrentar desafios na área de saúde pública.

A coordenadora do Centro de Informações Estratégicas de Vigilância em Saúde (CIEVS-TO), Arlete Lopes Otoni, explicou que o curso tem como objetivo fortalecer a unidade de resposta rápida em emergências de saúde pública e aprimorar as áreas técnicas da vigilância. "Essa turma piloto é um passo importante para futuramente descentralizarmos e formarmos também turmas municipais em 2024", ressaltou.

Carina Graser Azevedo, gerente de Vigilância e Controle de Doenças Tropicais Negligenciadas da SES-TO, destacou a oportunidade de aprendizado e compartilhamento de experiências com colegas de diversos setores. "Com essa capacitação, poderemos colaborar ainda mais nas ações de investigação de surtos e epidemias, além de levar esse conhecimento aos nossos colegas em benefício de todo o estado", disse ela, empolgada com o conhecimento compartilhado entre a equipe técnica.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia