Tocantins

Foco no Fogo: Conscientização e Prevenção Alcança Mais de 16 Mil Pessoas no Tocantins

Projeto Foco no Fogo atinge marco de 2 mil propriedades visitadas e engaja comunidades na luta contra incêndios florestais

Por Redação

17/08/2023 às 09:00:00 - Atualizado há
Foto: Robson Corrêa

O projeto Foco no Fogo segue seu compromisso inabalável em conscientizar e prevenir incêndios florestais no estado do Tocantins. A edição de 2023 já alcançou um público notável de 16.405 pessoas. Durante essa semana, as equipes do projeto estão percorrendo propriedades nos municípios de Almas e Porto Alegre do Tocantins, promovendo conscientização e engajamento na causa.

Com um total de 2.036 propriedades visitadas e 28 ações realizadas em unidades de ensino e instituições, incluindo palestras, cursos e treinamentos, o Foco no Fogo tem demonstrado sua dedicação em educar a população sobre os riscos das queimadas ilegais e incêndios florestais. Através do aplicativo Recprev - Registro de Visita de Conscientização e Prevenção de Incêndios Florestais, o projeto tem registrado seu impacto e progresso, fortalecendo seus esforços junto à Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh).

Foto: Robson Corrêa

Erliette Gadotti, Diretora de Educação Ambiental para Sustentabilidade da Semarh, compartilhou o compromisso do projeto em articular a conscientização com a gestão dos municípios, destacando a presença da equipe do Foco no Fogo nas estradas e suas interações emocionantes com os moradores. Ela enfatizou que o projeto tem sido recebido com entusiasmo nas áreas urbanas e rurais, refletindo o desejo da comunidade em combater incêndios e queimadas.

A participação da população também tem sido notável, com moradores se unindo às equipes do projeto para ampliar o alcance das informações de conscientização. Através da distribuição de materiais com contatos úteis e canais de denúncia anônima de infratores, a comunidade está assumindo a responsabilidade de compartilhar conhecimento e proteger seu ambiente.

As equipes do projeto também têm informado as comunidades sobre o uso da tecnologia de monitoramento via satélite, que rastreia a origem do fogo e guia as equipes de fiscalização. Essas iniciativas mostram o compromisso em fornecer informações práticas e ferramentas para prevenir incêndios.

Foto: Robson Corrêa

Marcos Giongo, engenheiro florestal e coordenador do Centro de Monitoramento Ambiental e Manejo do Fogo (Cemaf), ressaltou a importância do aplicativo Recprev, que atualiza registros constantemente e gera relatórios semanais, resumindo os dados de visitas às propriedades rurais. Essa abordagem baseada em dados fortalece a eficácia do projeto.

Com suas parcerias e colaboração de 32 instituições, o Foco no Fogo tem uma jornada abrangente, abordando áreas rurais, unidades de ensino, instituições municipais, comunidades indígenas e povoados quilombolas. O projeto reafirma o compromisso do Governo do Tocantins em envolver a população na redução de índices de queimadas ilegais e incêndios florestais.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia