Tocantins

Tocantins e Estados do Brasil Central Avançam Rumo a um Futuro Integrado no Turismo

Secretários de Turismo debatem estratégias para promover o turismo integrado entre Tocantins, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Maranhão, e Distrito Federal, em parceria com o Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central.

Por Redação

19/08/2023 às 15:00:00 - Atualizado há
Foto: Vinícius Santa Rosa

A visão do turismo como um veículo para integração e prosperidade ganhou força em Brasília, nesta quarta-feira, 16, quando líderes do setor de turismo do Tocantins e dos estados vizinhos se reuniram com representantes do Consórcio Interestadual de Desenvolvimento do Brasil Central (BrC). A reunião entre Hercy Filho, secretário de Turismo (Setur) do Tocantins, Carlos Manzini, secretário Extraordinário de Representação em Brasília (Serb), Bruno Watanabe, secretário executivo em exercício do BrC, e Renata Zuquin, diretora de promoção de investimentos e parcerias do BrC, selou propostas voltadas para um turismo integrado em uma região de riquezas naturais e culturais incomparáveis.

O BrC, composto pelos estados do Distrito Federal, Goiás, Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Rondônia, Maranhão e Tocantins, aspira a um desenvolvimento econômico e social coeso, impulsionado pela colaboração entre as Unidades Federativas. Em uma aliança que visa elevar a competitividade da região, o turismo emerge como um setor crucial para explorar e promover a singularidade desses estados.

Carlos Manzini, secretário da Serb, ressaltou a influência positiva da cooperação intergovernamental na promoção da competitividade regional. "O Tocantins tem estado ativamente envolvido no Consórcio, demonstrando constantemente seu compromisso com ações como essa. O turismo, uma das áreas de investimento do governador Wanderlei Barbosa, apresenta inúmeras oportunidades para a demonstração dos sucessos possíveis através da integração", afirmou.

Foto: Vinícius Santa Rosa

Os projetos propostos abrangem o ecoturismo e o turismo de aventura, aproveitando as afinidades naturais compartilhadas por esses estados. "Há uma conexão inerente entre esses estados que abrigam destinos ecoturísticos incríveis, como a Chapada dos Veadeiros em Goiás, a Chapada das Mesas no Maranhão e o Jalapão e as Serras Gerais no Tocantins. Com propostas prontas para serem implementadas, temos a oportunidade de criar uma região de ecoturismo verdadeiramente extraordinária", enfatizou Hercy Filho, secretário de Turismo.

Nesse contexto, o Jalapão, já um ícone do ecoturismo nacional e internacional, emerge como uma porta de entrada estratégica para que os visitantes explorem outras joias do Brasil Central. Tocantins, por sua vez, concentra esforços para expandir a visibilidade da região das Serras Gerais, onde atrativos turísticos se espalham pelos municípios de Almas, Arraias, Aurora do Tocantins, Dianópolis, Natividade, Paranã, Rio da Conceição e Taguatinga.

Segundo Bruno Watanabe, representante do Mato Grosso, a integração turística é parte fundamental da missão do BrC. "Nossa participação no Consórcio é uma demanda do governador Mauro Mendes, baseada na crença nos resultados que essa integração federativa pode gerar. Neste momento, o turismo está em destaque, com propostas e ações que têm o potencial de impulsionar o desenvolvimento econômico nos estados membros do consórcio", destacou.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia