Tocantins

Brigadistas do Naturatins e Prefeitura de Lajeado Unem Forças Contra Incêndio na APA Serra do Lajeado

Equipes de combate a incêndios florestais agem com determinação após identificação de foco de calor na APA Serra do Lajeado, buscando preservar o ecossistema e garantir segurança às comunidades locais

Por Redação

24/08/2023 às 06:00:00 - Atualizado há
Foto: Naturatins

No cerne de uma operação incansável, brigadistas do Instituto Natureza do Tocantins (Naturatins) e a equipe da Prefeitura Municipal de Lajeado estão unidos em um esforço hercúleo para controlar os incêndios florestais que ameaçam a Área de Proteção Ambiental (APA) Serra do Lajeado. Desde a segunda-feira, 21, essas equipes se lançaram no combate ao fogo, agindo rapidamente após detectar o foco de calor.

A origem desse incêndio foi descoberta graças ao diligente monitoramento por meio de imagens de satélite, um trabalho contínuo realizado pelas equipes de plantonistas da APA Serra do Lajeado. Camila Muniz, supervisora da área, explicou: "Nossos plantonistas monitoram os focos em tempo real usando aplicativos de imagens e também realizam patrulhas pela região da APA."

Foto: Naturatins

O incêndio está afetando os topos dos morros, uma situação que destaca a importância das queimas prescritas nessa área. Camila Muniz enfatizou que as queimas controladas nos topos dos morros desempenham um papel crucial no combate eficaz aos incêndios: "Ao dar prioridade a essas queimas, conseguimos impedir que o fogo se espalhe para as propriedades circundantes, evitando que as chamas desçam dos topos dos morros e alcancem áreas próximas."

No âmbito do combate aos incêndios florestais, as equipes de brigadistas estão executando um plano meticulosamente elaborado. Esse plano engloba a análise da evolução das chamas por meio de imagens de satélite, bem como o engajamento direto na extinção das chamas. Além disso, as atividades do Manejo Integrado do Fogo (MIF), realizadas ao longo do ano, desempenham um papel vital, especialmente durante esse período de elevada incidência de queimadas.

Foto: Naturatins

Camila Muniz ressaltou a importância de uma abordagem integrada no combate aos incêndios, incluindo uma estreita colaboração com a população e o fortalecimento de parcerias. "Nesta fase de combate, além da capacitação das equipes e investimento em equipamentos, a integração com a comunidade e o fortalecimento das parcerias são cruciais para a execução bem-sucedida do Manejo Integrado do Fogo", enfatizou.

Além disso, durante as operações no campo, as equipes receberam orientações da Taesa/Miracema Transmissora sobre os riscos e as estratégias de combate em áreas de alta tensão de energia. Essa interação proporcionou um conhecimento valioso para a segurança dos brigadistas em regiões com linhas de transmissão elétrica. "A conversa com a Taesa foi de extrema importância, pois trouxe informações essenciais para garantir a segurança dos brigadistas em áreas onde há linhas de transmissão de energia", ressaltou Camila Muniz.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia