Tocantins

Agricultores Familiares do Parque Cantão Recebem Capacitação em Meliponicultura e Apicultura

Ruraltins e Naturatins unem esforços para oferecer treinamentos que visam geração de renda e práticas agroecológicas na região

Por Redação

27/08/2023 às 09:00:00 - Atualizado há
Foto: Divulgação

O coração rural do Tocantins está pulando com entusiasmo esta semana, graças a uma iniciativa conjunta entre o Instituto de Desenvolvimento Rural (Ruraltins) e o Instituto de Natureza do Tocantins (Naturatins). O Governo do Estado está trazendo oportunidades que podem mudar a vida para os agricultores familiares da região do Parque Estadual do Cantão. Estes corajosos homens e mulheres estão se reunindo para aprender sobre a Meliponicultura e a Apicultura, práticas que não apenas podem criar uma nova fonte de renda, mas também contribuir para a preservação ambiental.

O primeiro encontro aconteceu com sucesso na terça-feira, 22, na sede da Unidade de Conservação, em Caseara, com uma emocionante prática em captura de enxame no PA Califórnia. E, como o zumbido de uma abelha, a capacitação continua nesta quinta-feira, 24, no Assentamento Macaúba, no município de Pium.

Foto: Divulgação

A visão por trás dessa iniciativa é clara: criar alternativas de geração de renda para os agricultores familiares da região e seus entornos. Além disso, a Meliponicultura e a Apicultura não apenas geram renda, mas também promovem a polinização de plantas nativas, aumentando a biodiversidade e a qualidade ambiental.

As abelhas nativas e melíferas desempenham um papel crucial na preservação do meio ambiente, e essa iniciativa não só ressalta essa importância, mas também fornece aos agricultores as ferramentas e conhecimentos necessários para gerar renda sustentável.

Foto: Divulgação

As capacitações incluem atividades teóricas e práticas sobre o manejo de apiários, com orientações dos técnicos Agrícolas do Ruraltins, Guilberto Ferreira de Sousa e Odilio Menezes. A importância de diversificar a produção dentro dos assentamentos e entornos é enfatizada, tornando a apicultura uma atividade lucrativa e incentivando a conservação das áreas naturais.

O supervisor do Parque, Adailton Glória, destaca a positividade desta ação. "Nós já temos agricultores familiares que produzem mel dentro do parque e no entorno, e quanto mais pessoas participarem dessa capacitação e aplicarem em suas propriedades, certamente melhorará a qualidade de vida deles. A apicultura não é apenas geração de renda, mas também qualidade de vida e preservação ambiental."

Foto: Divulgação

Participantes, como Ana Lucia e sua filha Ludmila Rodrigues, do Projeto de Assentamento Analício Barros, estão entusiasmados em expandir seus conhecimentos. Já com um pequeno apiário, elas buscam aprimorar suas habilidades para aumentar a produtividade e a independência financeira.

Com capacitações em meliponicultura e apicultura também programadas para o Parque Estadual do Jalapão em outubro, fica claro que o governo e os institutos estão plantando sementes de conhecimento e prosperidade, construindo um futuro mais doce e sustentável para todos.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia