Tocantins

Centro de Recuperação de Áreas Degradadas Inicia Produção de 50 Mil Mudas de Espécies do Cerrado

Comitê de Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas colabora com o Centro de Recuperação de Áreas Degradadas (CRAD - Palmas) em projeto para produção de mudas e restauração de ecossistemas do Cerrado

Por Redação

28/08/2023 às 06:00:00 - Atualizado há
Foto: Marcel de Paula

No coração do Tocantins, um esforço dedicado à preservação e recuperação do Cerrado está ganhando força. O Centro de Recuperação de Áreas Degradadas (CRAD - Palmas) iniciou um ciclo crucial de produção, plantando as sementes coletadas pelo Comitê de Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas (CBHLP). O objetivo? Cultivar 50 mil mudas de espécies nativas do Cerrado, visando a restauração ecológica de uma das regiões mais emblemáticas e ameaçadas do Brasil.

O processo de semear essas preciosas sementes nos tubetes do viveiro do CRAD foi concluído na última sexta-feira, 25. Criado por meio da parceria entre a Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh) e a Universidade Estadual do Tocantins (Unitins), o CRAD recebeu um investimento de R$ 480 mil provenientes do Fundo Estadual de Recursos Hídricos (FERH). Com capacidade de produção de 100 mil mudas/ano, o centro busca revitalizar o bioma Cerrado, impulsionando sua biodiversidade e equilíbrio ambiental.

Foto: Marcel de Paula

A primeira etapa desse ciclo de produção viu as sementes sendo cuidadosamente plantadas nos tubetes, marcando um importante marco na jornada da restauração. Com o apoio da equipe técnica da Diretoria de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos da Semarh, a etapa de plantio foi meticulosamente planejada, incluindo a quebra de dormência das sementes e a preparação das bandejas com os tubetes e substratos. Toda essa ação foi realizada em harmonia com os processos naturais para garantir o crescimento saudável das plantas.

De acordo com Aldo Azevedo, diretor de Planejamento e Gestão dos Recursos Hídricos da Semarh, a produção anual do CRAD-Palmas tem o poder de revitalizar até 90 hectares de Áreas de Preservação Permanente (APPs) degradadas, incluindo nascentes e matas ciliares. A iniciativa é parte de uma rede maior de ações que se estende por todo o Tocantins, com quatro CRADs instalados em cidades como Gurupi, Natividade e Araguatins, somando um investimento total de R$ 1.446.597,00 financiado pelo FERH.

Foto: Marcel de Paula

O engenheiro florestal João Nolêto, da Diretoria de Recursos Hídricos da Semarh, liderou a aplicação das técnicas de manejo das sementes, garantindo a germinação e o desenvolvimento saudável das plantas. Esse processo envolveu não apenas o plantio propriamente dito, mas também procedimentos como limpeza, classificação e seleção das sementes. Algumas sementes requerem quebra de dormência, e, uma vez plantadas nos tubetes, a luz solar e a irrigação são cuidadosamente controladas para garantir o crescimento saudável.

O empenho do Comitê de Bacia Hidrográfica do Lago de Palmas para coletar mais de 80 mil sementes não passou despercebido. Gorete Braga, engenheira agrônoma e técnica da Diretoria de Recursos Hídricos da Semarh, revelou que essas sementes representam uma incrível variedade de cerca de 60 espécies do Cerrado. As sementes incluem espécies notáveis como embiruçu, sucupira preta, araticum e ipês de diferentes cores, entre outras.

Foto: Marcel de Paula

Os Comitês de Bacia Hidrográfica do Tocantins desempenham um papel fundamental nesse processo de coleta de sementes. Além do CBHLP, outras cinco entidades trabalham incansavelmente para coletar sementes em diferentes partes do estado. O comprometimento desses comitês em conservar a biodiversidade do Tocantins e revitalizar o Cerrado é um testemunho da importância da colaboração para enfrentar os desafios ambientais.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia