Tocantins

Lei do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe) é sancionada pelo Governador Wanderlei Barbosa para revolucionar a educação no Tocantins

Investimentos em infraestrutura, tecnologia, valorização dos profissionais e parcerias municipais são destaques do ambicioso programa educacional

Por Redação

29/08/2023 às 23:00:00 - Atualizado há
Foto: Loise Maria

Uma nova era para a educação no Tocantins teve início nesta segunda-feira, 28, quando o governador Wanderlei Barbosa sancionou a tão aguardada Lei do Programa de Fortalecimento da Educação (Profe). Este programa audacioso tem como objetivo principal promover melhorias substanciais na educação básica pública do estado. Com previsão de execução até 2027, o Profe engloba uma série de ações, desde investimentos em infraestrutura e tecnologia até valorização dos profissionais da área, apoio aos municípios e outras iniciativas destinadas a elevar os indicadores educacionais.

O Profe, idealizado e coordenado pela Secretaria de Estado da Educação (Seduc), é estruturado em oito eixos norteadores: Aprendizagem; Educação Tecnológica e Inovadora; Investimentos e Infraestrutura; Desporto e Cultura; Educação Inclusiva; Formação dos Profissionais da Educação; Valorização dos Profissionais da Educação; e Profe nos municípios.

O governador Wanderlei Barbosa expressou seu entusiasmo quanto ao impacto que o programa trará. "O Profe é um marco transformador para a educação no Tocantins. Com este programa, estaremos implementando políticas públicas colaborativas, abrangendo todo o território estadual. Através da parceria entre o Estado e os municípios, garantiremos uma abordagem equitativa no processo de ensino e aprendizado, seja nas escolas estaduais ou municipais. Trabalharemos de mãos dadas com os prefeitos para que alunos e profissionais colham os frutos das melhorias do Profe", enfatizou o governador.

Fábio Vaz, Secretário de Estado da Educação, destacou que o Profe prevê um amplo espectro de investimentos. "Nosso programa abrange desde a infraestrutura das escolas até a expansão do atendimento escolar, com ações conjuntas voltadas para aprimorar a aprendizagem e reduzir as desigualdades educacionais. Buscamos elevar os indicadores educacionais de todos os estudantes do Tocantins e valorizar os profissionais da educação básica", afirmou.

Foto: Marcio Vieira

O alcance do Profe é notável, uma vez que tem a capacidade de beneficiar os 139 municípios do Tocantins que aderirem ao programa. Isso pode impactar positivamente mais de 142 mil estudantes e mais de 11 mil professores das 503 escolas estaduais.

Dentre as iniciativas do programa, destaca-se a estratégia de elevar os índices educacionais e promover o desenvolvimento de habilidades dos estudantes. Além disso, os alunos do ensino médio receberão o Bolsa Permanência, com um auxílio mensal de R$ 100 e um bônus de R$ 1 mil ao final do ano. Mais de 11 mil estudantes já serão contemplados em 2023.

O Profe também abraça a tecnologia como aliada na educação. Um total de 13 mil chromebooks foi adquirido, junto a notebooks para professores e kits de laboratórios de ciências (Biologia, Química e Física), visando promover o uso das tecnologias nas escolas e incentivar a pesquisa científica.

Este programa inclusivo também oferece políticas específicas para estudantes indígenas, quilombolas e de comunidades tradicionais, com a gradual implantação de Centros de Atendimentos Educacionais Especializados (CAEEs) em todas as regionais. Com o Profe, o Tocantins avança em direção a um futuro educacional mais promissor e igualitário.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia