Tocantins

Agência de Metrologia do Tocantins Orienta Consumidores Sobre Balanças Comerciais

Aferições regulares e cuidados na compra são essenciais para evitar fraudes nas pesagens.

Por Redação

06/10/2023 às 07:00:00 - Atualizado há
Foto: Brenda Ramos

Quando se trata de compras, a confiança é essencial. Especialmente quando o peso de um produto afeta diretamente o valor que você paga. É por isso que a Agência de Metrologia, Avaliação da Conformidade, Inovação e Tecnologia do Estado do Tocantins (AEM-TO), órgão delegado do Instituto Nacional de Metrologia, Qualidade e Tecnologia (Inmetro), está fazendo um esforço constante para garantir que as balanças comerciais em empresas como supermercados, restaurantes e lanchonetes estejam corretamente aferidas.

O peso correto de produtos como pães, refeições, sorvetes, frutas, verduras e carnes é essencial para que os consumidores paguem o preço justo. É por isso que a Agência de Metrologia realiza verificações regulares desses instrumentos de medição, garantindo que estejam em conformidade com os padrões. Grazielly Oliveira, presidente da Agência de Metrologia, enfatiza que "toda balança comercial deve estar aferida, com a certificação e Selo de Identificação Inmetro para estar em uso".

Foto: Brenda Ramos

Para os consumidores, há algumas dicas importantes a serem seguidas para garantir que estão recebendo o que pagam:

  • Verifique a presença do selo Inmetro e da Portaria de Aprovação de Modelo (PAM) na balança. A PAM é uma etiqueta que comprova a legalidade do equipamento.
  • Observe se há um lacre de cor amarela na balança, indicando que ela está verificada e apropriada para uso.
  • Evite equipamentos piratas ou de uso doméstico, que não são adequados para transações comerciais.
  • Certifique-se de que a balança está instalada em um local nivelado, com superfície plana e forte o suficiente para suportar o peso colocado.
  • Mantenha a balança em um local bem iluminado e de fácil acesso ao consumidor.
  • Evite posicionar ventiladores de teto direcionados para a balança, pois isso pode influenciar nas pesagens.

Foto: Brenda Ramos

A Agência de Metrologia destaca que seu trabalho visa garantir a concorrência leal e a legitimidade das relações entre empresas e consumidores. Afinal, uma compra justa é benéfica para ambas as partes. Em caso de dúvidas sobre a adequação de uma balança, os consumidores podem solicitar uma visita técnica da Metrologia Estadual por meio da Ouvidoria da AEM.

Ao seguir essas diretrizes simples, os consumidores podem ter mais confiança nas pesagens e nas compras que realizam, garantindo que estão recebendo o que pagam. Afinal, em um mundo onde a precisão é fundamental, a metrologia desempenha um papel crucial na proteção dos interesses do consumidor.

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