Inovador Projeto de Encoleiramento de Cães Contra a Leishmaniose Visceral é Apresentado aos Vereadores de Tocantínia
Secretaria Municipal de Saúde revela estratégia pioneira para proteger animais e seres humanos da doença.
Na última terça-feira (12), durante a sessão ordinária na Câmara Municipal, a Secretaria Municipal de Saúde de Tocantínia apresentou aos vereadores um projeto inovador no combate à leishmaniose visceral. O Projeto de Encoleiramento de Cães foi exposto pelo médico veterinário do município, Severino de Paulo Neto, e pelo coordenador do Setor de Endemias, Antônio Pereira.
A estratégia visa proteger tanto os animais quanto os seres humanos da leishmaniose visceral, uma doença transmitida pelo mosquito transmissor. A iniciativa, resultado de colaboração entre o Governo Federal, Estados e Municípios, consiste no uso de coleiras impregnadas com o inseticida Deltametrina, um repelente eficaz contra o mosquito transmissor da leishmaniose.
Os vereadores elogiaram a iniciativa da Secretaria Municipal de Saúde por levar informações e orientações à população sobre o uso de coleiras em cães como medida preventiva contra a leishmaniose visceral, destacando o caráter inovador e proativo da estratégia adotada.