Esportes Esporte

Gabigol, do Flamengo, Suspenso por Dois Anos por Tentativa de Fraude em Exame Antidoping

Pena iniciou em abril de 2023 e estende-se até abril de 2025; Jogador participou do julgamento e cabe recurso.

Por Redação

25/03/2024 às 17:07:44 - Atualizado há
Foto: André Durão

Gabriel Barbosa, popularmente conhecido como Gabigol, atacante do Flamengo, foi suspenso por dois anos devido a uma tentativa de fraude em exame antidoping. O julgamento, que teve início na semana passada, teve seu desfecho nesta segunda-feira. Em uma sessão que durou pouco mais de duas horas, a Justiça Desportiva Antidopagem votou com uma diferença apertada de 5 a 4 a favor da punição do jogador.

A pena, conforme estabelecido, começou a contar a partir de 8 de abril de 2023, data da coleta do exame, e estende-se até 8 de abril de 2025. Entretanto, cabe recurso por parte da defesa de Gabigol.

O jogador foi acusado de violar o artigo 122 do Código Brasileiro Antidopagem, referente a "fraude ou tentativa de fraude de qualquer parte do processo de controle". Segundo a denúncia, Gabigol teria dificultado a realização do exame, mesmo tendo testado negativo.

Durante o julgamento, a defesa de Gabriel contou com o depoimento do bioquímico L.C.Cameron, que discutiu métodos e técnicas de detecção de exame antidoping. No entanto, após as argumentações, a maioria dos auditores votou pela punição do jogador.

O caso remonta a uma situação ocorrida em 8 de abril de 2023, no Centro de Treinamento Ninho do Urubu, quando Gabigol foi acusado de dificultar a realização do exame. Segundo os relatos, o jogador não seguiu os procedimentos indicados, tratou a equipe com desrespeito e não cooperou durante o processo.

Após receber a notificação sobre a tentativa de fraude, Gabigol e sua defesa apresentaram argumentos, incluindo imagens de câmeras de segurança do centro de treinamento, na tentativa de corroborar sua versão dos eventos.

O Flamengo, clube ao qual Gabigol pertence, esteve representado pelo vice-presidente geral e jurídico, Rodrigo Dunshee, assim como pela equipe do advogado Bichara Neto, conhecido por ter defendido Paolo Guerrero em um caso semelhante de doping em 2017.

Com a decisão final, Gabigol está impedido de participar de atividades esportivas até abril de 2025, a menos que o recurso apresentado pela defesa seja bem-sucedido.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias