Esportes Esporte

Brasileiro vence disputa judicial contra a Fifa pela patente do spray de barreira

Heine Allemagne obtém decisão favorável da Justiça Federal do Rio de Janeiro na batalha pela patente do spray utilizado por árbitros de futebol.

Por Redação

25/03/2024 às 19:59:40 - Atualizado há
Foto: Douglas Magno

O brasileiro Heine Allemagne conquistou mais uma vitória em sua batalha legal contra a Fifa pela patente do spray utilizado pelos árbitros nos jogos de futebol. A Spuni Comércio de Produtos Esportivos, empresa de Allemagne, foi reconhecida como a inventora do spray, que marca locais de faltas e distâncias de barreiras.

A Fifa havia solicitado a anulação da patente, mas o juiz Eduardo André Brandão de Brito Fernandes, da 25ª Vara Federal do Rio de Janeiro, considerou o pedido improcedente. O juiz baseou sua decisão em um laudo pericial que endossou a validade da patente da Spuni. No entanto, a Fifa pode recorrer da decisão.

O processo teve início em 2019 e é apenas um dos embates legais entre Heine Allemagne e a Fifa. Desde 2017, o brasileiro também move uma ação contra a entidade esportiva, acusando-a de má-fé e exigindo uma indenização pelo uso não autorizado do spray.

O spray de barreira desenvolvido por Allemagne permite aos árbitros marcar o campo de jogo com uma espuma que desaparece rapidamente, ajudando a garantir a distância adequada para cobranças de falta. Embora Allemagne tenha trabalhado com a Fifa na implementação do produto nos anos 2000, ele afirma não ter sido devidamente reconhecido pela entidade.

A vitória legal de Allemagne é um marco em sua luta pela proteção de sua invenção e pela justa compensação pelo uso dela. Com a decisão judicial, a Fifa pode enfrentar consequências financeiras significativas, incluindo a possibilidade de indenizar Allemagne por perdas que remontam a 2012, quando o spray começou a ser utilizado no Brasil. A defesa de Allemagne inicialmente solicitou uma indenização de R$ 50 milhões, além de pagamentos adicionais pela utilização do spray na Copa do Mundo de 2014.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias