Tocantins Julho

Praia Consciente finaliza ação conjunta de educação ambiental em municípios do Tocantins

A ação percorreu 12 praias com maior fluxo de turistas em sete municípios

Por GG Noticias

05/08/2022 às 09:00:00 - Atualizado há
A ação visitou as praias com maior fluxo de turistas do Estado em sete municípios. Foto: Créditos; Fernando Alves/ Governo do Tocantins

Com o mês de julho finalizado, e consequentemente, a temporada de praias e férias no Tocantins, o Projeto Praia Consciente também encerrou suas atividades, percorrendo um total de 12 praias em sete municípios do Estado. A ação consiste em repassar informações sobre a importância do descarte correto dos resíduos sólidos como lixo e restos de comida para estimular a mudança de hábito em relação ao meio ambiente, visando à garantia do uso sustentável dos recursos naturais junto à comunidade local.

A equipe do Praia Consciente visitou as praias da Graciosa, do Prata e das Arnos em Palmas, do Mirassol, Funil e Paredão em Miracema, do Segredo em Lajeado, da Gaivota em Araguacema, da Tartaruga em Peixe, do Pôr do Sol em Tocantínia, e as praias de Porto Real e Luzimangues em Porto Nacional.

Segundo a diretora de Educação Ambiental para Sustentabilidade da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos (Semarh), Erliette Gadotti, o Projeto alcançou em torno de 15 mil pessoas, tendo em vista que estas praias registraram uma média 1 mil pessoas por dia."Buscamos através desta ação evitar que toneladas de lixo contaminem nossas praias, nossos rios, nossos mananciais ", acrescentou.

A gerente de Educação Ambiental da Semarh, Thais Marinho, que foi a campo, relatou que em todas as praias a equipe sempre estava portando sacos de lixo para armazenar e incentivar o descarte correto. "A interação com o público foi muito interessante, percebemos que estavam atentos às informações, deram depoimentos e fizeram perguntas. É um trabalho que a cada nova ação vem mobilizando e alcançando mais pessoas", completou.

Praia acessível

Além do caráter ambiental, a ação também desenvolveu o projeto Praia Acessível que disponibilizou Cadeiras Anfíbias que permitiram o acesso aos cadeirantes à água. Para a diretora Erliette Gadotti, o Praia Acessível é uma ação nova que tem todo potencial para se expandir, levando acessibilidade para mais tocantinenses. "É um projeto que vamos abraçar com todas as forças e fazer acontecer mais vezes e em mais municípios do estado", ressaltou a diretora.

O Projeto Praia Consciente conta com a parceria da Secretaria do Meio Ambiente e Recursos Hídricos, Capitania Fluvial do Araguaia-Tocantins - Marinha do Brasil, 22º Batalhão de Infantaria do Exército Brasileiro, Corpo de Bombeiros Militar do Estado do Tocantins, Defesa Civil do Tocantins, além da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, Ciência, Tecnologia, Turismo e Cultura, Secretaria da Educação, Juventude e Esportes e Instituto Natureza do Tocantins.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias