Tocantins TOCANTINS

Governador Wanderlei Barbosa impulsiona implantação de Centro de Equoterapia em Palmas

O governador Wanderlei Barbosa liderou uma reunião para discutir a proposta de implantação de um Centro de Equoterapia da Polícia Militar do Tocantins em Palmas.

Por GG Notícias

17/05/2023 às 14:29:56 - Atualizado há

O governador Wanderlei Barbosa liderou uma reunião para discutir a proposta de implantação de um Centro de Equoterapia da Polícia Militar do Tocantins em Palmas. O objetivo do projeto é proporcionar condições para atender pessoas com deficiência por meio de um tratamento especializado. A reunião contou com a presença do comandante geral da PM, coronel Márcio Barbosa, do comandante da Cavalaria da corporação, tenente coronel Geraldo Magela, e dos deputados Léo Barbosa e Gutierres Torquato.

A Equoterapia é um método terapêutico que utiliza o cavalo em uma abordagem interdisciplinar nas áreas de saúde, educação e equitação, visando o desenvolvimento biopsicossocial de pessoas com deficiências. Diversas Polícias Militares do Brasil já possuem Centros de Equoterapia para atender tanto o público interno como outros públicos, com finalidade de assistência social. Além de melhorar a qualidade de vida dos praticantes, essa terapia facilita o processo de integração social dos envolvidos.

"Nosso cuidado com as pessoas com deficiência é especial, e precisamos ampliar esses cuidados trazendo ferramentas que possam melhorar o estado físico e emocional das pessoas que enfrentam algum tipo de deficiência", destacou o governador Wanderlei Barbosa. Ele ressaltou que a Polícia Militar já realiza esse trabalho em outros estados e que o governo deseja implantar essa prática no Tocantins. "Queremos trazer essa excelente ideia para cuidar das pessoas com deficiência por meio da cavalaria. Com fé em Deus, será mais uma ferramenta a favor dessas comunidades", acrescentou.

O projeto apresentado ao governador propõe o acesso à Equoterapia, que possibilita a reabilitação, educação, socialização e a prática do esporte. Contará com uma equipe interdisciplinar composta por profissionais de diversas áreas, como psicólogos, fisioterapeutas, profissionais de equitação, pedagogos, assistentes sociais, educadores físicos, fonoaudiólogos, enfermeiros, entre outros.

O Centro de Equoterapia será filiado à Associação Nacional de Equoterapia (ANDE Brasil), responsável pelos polos de Equoterapia no país. Na próxima semana, representantes do governo do Tocantins visitarão a ANDE Brasil para conhecer mais sobre o modelo de implementação.

O comandante da Cavalaria da PM, tenente coronel Geraldo Magela, ressaltou que o projeto é inovador no Tocantins, mas já existe em várias corporações no Brasil. Ele destacou a preocupação do governo em envolver diversos parceiros para tornar essa ferramenta tão necessária para a comunidade em uma realidade.

A implantação do Centro de Equoterapia representa um importante avanço no cuidado e na inclusão das pessoas com deficiência no estado do Tocantins, oferecendo um tratamento especializado.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia