Tocantins TOCANTINS

Professora de Educação Física do Tocantins é selecionada para programa de desenvolvimento profissional no Canadá

A professora de Educação Física da Escola Estadual de Tempo Integral CEM Orquelina Torres de Guaraí, Ana Raquel da Silva, foi selecionada para participar do programa de Desenvolvimento Profissional de Professores de Educação Básica no Canadá, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes).

Por GG Notícias

04/06/2023 às 16:06:32 - Atualizado há

A professora de Educação Física da Escola Estadual de Tempo Integral CEM Orquelina Torres de Guaraí, Ana Raquel da Silva, foi selecionada para participar do programa de Desenvolvimento Profissional de Professores de Educação Básica no Canadá, promovido pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior (Capes). Ao todo, foram selecionados 96 professores de redes públicas de educação para participar do programa.

Os professores selecionados embarcaram no dia 24 de maio e passarão oito semanas, até 22 de julho, no Canadá, onde realizarão um curso de capacitação voltado para o trabalho em sala de aula. Todos os participantes são bolsistas da Capes, selecionados por meio do Edital nº 31/2019 do Programa de Desenvolvimento Profissional de Professores da Educação Básica no Canadá.

Devido à pandemia de covid-19, a seleção e realização do programa foram adiadas, resultando em uma espera de quase três anos. A participação no programa proporcionará uma experiência de imersão cultural, prática da língua inglesa e aquisição de conhecimentos pedagógicos que poderão ser aplicados nas escolas do Tocantins, conforme explica Ana Raquel da Silva.

A professora tem como objetivo melhorar o nível de desempenho, concentração e motivação dos estudantes durante a longa jornada diária da escola de tempo integral. Ela trabalha no modelo de escola Jovem em Ação desde 2017 e identificou algumas resistências por parte das famílias e dos estudantes em relação a esse formato, destacando desvantagens como rotinas constantes, falta de estrutura no intervalo do almoço e restrição ao trabalho dos jovens. Além disso, a responsabilidade da educação dos filhos acaba sendo potencializada para a escola devido ao tempo prolongado que os estudantes passam na instituição.

Ana Raquel da Silva também menciona a sobrecarga de trabalho enfrentada pelos professores e a responsabilidade de orientar os jovens em seus projetos de vida. Ela ressalta fatores que afetam a profissão, como baixa remuneração, jornada de trabalho em mais de uma escola, condições precárias de trabalho e comportamento disciplinar dos alunos, que podem impactar a saúde física e mental dos professores.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia