Brasil

Conclusão da Ferrovia Norte-Sul após 36 anos pode revolucionar logística brasileira

Pesquisador estima redução de até 40% no frete e destaca a importância histórica da obra para o país

Por Redação

12/06/2023 às 11:20:25 - Atualizado há
Agência Brasil

A Ferrovia Norte-Sul, uma das mais importantes e polêmicas obras de logística do Brasil, foi concluída discretamente após 36 anos de construção. O último trecho da ferrovia, entre Palmeiras de Goiás e Goianira, no interior de Goiás, foi finalizado no fim de maio. Embora tenha encolhido em relação ao projeto original, que previa 4,1 mil quilômetros de trilhos cortando o país, a Norte-Sul ainda percorre uma rota colossal de 2,2 mil quilômetros, atravessando quatro das cinco regiões brasileiras.

O pesquisador Paulo Resende, coordenador do Núcleo de Infraestrutura e Logística da Fundação Dom Cabral, destaca a importância histórica da conclusão da Ferrovia Norte-Sul e aponta as vantagens que ela pode trazer para o transporte de cargas. Uma das principais vantagens é a redução de até 40% nos custos de frete em relação ao transporte rodoviário, especialmente em percursos acima de 800 quilômetros. Essa economia significativa no frete pode impulsionar a lucratividade dos produtores e melhorar a competitividade do agronegócio brasileiro.

Resende ressalta que a conclusão da Norte-Sul pode representar uma mudança de paradigma na concepção de logística do país, que tem visto uma redução drástica em sua malha ferroviária nas últimas décadas. Atualmente, o transporte ferroviário representa apenas 20% da matriz nacional, mas com a ampliação e maior utilização da Norte-Sul, esse percentual pode chegar a 26%. Em outros países, como os Estados Unidos e a Rússia, as ferrovias possuem uma participação muito maior na matriz de transportes, chegando a 43% e 81%, respectivamente.

A conclusão da Ferrovia Norte-Sul é um marco histórico para o Brasil, não apenas pela sua importância logística, mas também pelo potencial de impulsionar a economia do país. Com uma matriz de transporte mais equilibrada e uma infraestrutura ferroviária robusta, o Brasil poderá reduzir custos, aumentar a lucratividade dos produtores e se tornar mais competitivo no mercado internacional. A Norte-Sul é um passo fundamental nessa direção, e seu impacto na logística nacional promete ser significativo nos próximos anos.

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