Tocantins

Governo do Tocantins fortalece união dos estados da Amazônia Legal na construção da Carta de Cuiabá durante o 25º Fórum dos Governadores

Secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins destaca importância da união para a definição de políticas em prol do meio ambiente e desenvolvimento econômico

Por Redação

16/06/2023 às 14:00:00 - Atualizado há
Karla Silva

Durante sua participação no 25º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal, realizado em Cuiabá (MT), o governo do Tocantins reforçou seu compromisso com a união dos estados da região para a definição de políticas em prol do meio ambiente e do desenvolvimento econômico. O secretário do Meio Ambiente e Recursos Hídricos do Tocantins, Marcello Lelis, esteve presente no encontro e participou ativamente do debate que culminou na elaboração da Carta de Cuiabá.

A Carta de Cuiabá é um documento que reúne as principais demandas e propostas relacionadas às políticas necessárias para a preservação ambiental, combate à pobreza e crescimento econômico sustentável nos estados da Amazônia Legal. O secretário Marcello Lelis ressaltou a importância desse documento para a construção do posicionamento do Brasil na Cúpula da Amazônia, um evento que reunirá os países que compartilham o território amazônico e que ocorrerá em agosto deste ano na cidade de Belém (PA).

"Essa reunião foi uma reafirmação da importância da união dos estados da Amazônia Legal", destacou Marcello Lelis, enfatizando a relevância de estabelecer um consenso entre os governadores para impulsionar ações conjuntas em benefício da região.

A Carta de Cuiabá será submetida à análise e posterior validação pelos governadores da Amazônia Legal durante a Assembleia Geral que ocorrerá nesta sexta-feira, 16 de junho.

Além disso, o secretário aproveitou a oportunidade para falar sobre a assinatura do contrato de venda e certificação de créditos de carbono com a empresa Mercuria Energy. Essa ação inovadora, assinada na Suíça no último dia 5 de junho, trará transformações significativas para o trabalho relacionado ao meio ambiente no Estado do Tocantins, contribuindo para o desenvolvimento sustentável.

O 25º Fórum dos Governadores da Amazônia Legal reúne os chefes e secretários estaduais dos nove estados que compõem o Consórcio da Amazônia Legal: Amapá, Acre, Amazonas, Maranhão, Mato Grosso, Tocantins, Roraima, Pará e Rondônia. O evento é uma plataforma importante para debater temas cruciais, como saúde, segurança pública e desenvolvimento sustentável na região. O Consórcio, presidido pelo governador do Pará, Helder Barbalho, desempenha um papel fundamental na integração da região amazônica, buscando soluções conjuntas para os desafios enfrentados.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias