PolĂ­tica

Convocação do general Gonçalves Dias é aprovada na CPMI - Governo tentou blindar sua ida ao colegiado

Membros da Comissão Parlamentar Mista de InquĂ©rito (CPMI) do 8 de Janeiro garantem presença do ex-ministro do GSI para esclarecimentos

Por Redação

20/06/2023 às 13:30:00 - Atualizado hĂĄ
Foto: Ricardo Stuckert

Na manhã desta terça-feira, 20, a Comissão Parlamentar Mista de Inquérito (CPMI) do 8 de Janeiro tomou uma decisão crucial: aprovou por unanimidade a convocação do general Gonçalves Dias, ex-ministro do Gabinete de Segurança Institucional (GSI). O governo havia tentado blindar sua ida ao colegiado na semana passada, mas a pressão da CPMI falou mais alto.

O presidente da CPMI, deputado federal Arthur Maia (União-Brasil-BA), colocou novamente em pauta o documento de convocação, que foi aprovado sem objeções após o governo ceder. Gonçalves Dias é apontado como o responsĂĄvel pela fraude em trĂȘs relatórios de segurança da AgĂȘncia Brasileira de InteligĂȘncia (Abin) sobre os eventos ocorridos em 8 de janeiro. A tentativa de obstrução por parte do governo perdeu força diante dos fatos e da inevitĂĄvel necessidade de esclarecimentos. Além disso, o ex-ministro também deve comparecer à CPI do 8 de Janeiro na Câmara Legislativa do Distrito Federal.

Foto: Câmara dos Deputados

Além da convocação de Gonçalves Dias, o colegiado da CPMI aprovou a presença do coronel Jean Lawand JĂșnior, oficial do Exército, e de Saulo Moura, ex-diretor da Abin, para prestar depoimentos. Jean Lawand JĂșnior ganhou destaque após o vazamento de conversas suas com o tenente-coronel Mauro Cid, ex-ajudante de ordens do ex-presidente Jair Bolsonaro. As mensagens revelam que Jean solicitou a Cid que convencesse Bolsonaro a decretar uma intervenção militar.

A aprovação dessas convocações representa um avanço significativo na busca pela verdade e transparĂȘncia dos eventos ocorridos no dia 8 de janeiro. A CPMI estĂĄ determinada a investigar a fundo as possĂ­veis irregularidades e responsabilidades, garantindo que a sociedade tenha conhecimento pleno dos fatos. A convocação do general Gonçalves Dias, juntamente com a presença do coronel Jean Lawand JĂșnior e de Saulo Moura, trazem mais peças para o quebra-cabeça e prometem trazer importantes revelações para o desfecho dessa investigação.


Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias