Política

CPI das ONGs vota hoje plano de trabalho e pode chamar Marina Silva

Comissão busca transparência na distribuição de recursos públicos destinados à defesa da Amazônia

Por Redação

20/06/2023 às 19:00:00 - Atualizado há
Foto: Cristyan Costa

Nesta terça-feira, a Comissão Parlamentar de Inquérito (CPI) das ONGs está reunida para votar o plano de trabalho, bem como 37 requerimentos, sendo 24 deles para realização de oitivas. Entre os convidados, destaca-se a possibilidade de convocação da ministra do Meio Ambiente, Marina Silva, que tem a opção de comparecer ou não.

Além disso, foram feitos pedidos de informações a órgãos governamentais e de fiscalização, como o Ministério da Justiça e o Tribunal de Contas da União. Líderes indígenas também foram convidados a prestar informações sobre a atuação das ONGs na Amazônia. Ao assumir a presidência da CPI na semana passada, o senador Plínio Valério (PSDB-AM) enfatizou a necessidade de combater o "aparelhamento" das ONGs e de defender a soberania nacional.

Vale ressaltar que a CPI não tem como objetivo demonizar as ONGs, como destacou o presidente Valério. A intenção é atender às demandas dos amazônidas, que estão cansados de ver ONGs recebendo recursos em nome da Amazônia sem oferecer resultados significativos em troca.

Logo no primeiro dia de atividades, representantes de povos indígenas e de ONGs, incluindo o Greenpeace e o WWF Brasil, estiveram presentes na CPI das ONGs da Amazônia. Também participaram os senadores Eliziane Gama (PSD-MA) e Jaques Wagner (PT-BA).

A composição da CPI das ONGs ficou definida da seguinte forma:

  • Presidente: Plínio Valério (PSDB-AM)
  • Vice-presidente: Jaime Bagattoli (PL-RO)
  • Relator: Márcio Bittar (União Brasil-AC)

Composta por senadores de diferentes partidos, a CPI busca investigar a utilização de recursos públicos destinados às ONGs e garantir a transparência na distribuição desses recursos para a defesa da Amazônia. A atuação da comissão visa a assegurar que a destinação de verbas públicas seja efetiva e contribua de fato para a proteção do meio ambiente e para o desenvolvimento sustentável da região amazônica.

Acompanharemos de perto os desdobramentos da CPI das ONGs, cujos trabalhos prometem trazer à tona importantes questões relacionadas ao financiamento e às atividades das organizações não governamentais na Amazônia brasileira.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias