Parlamentares denunciam Foro de São Paulo e 'Arraiá do PT' ao MPF em meio a preocupações sobre influência externa

Representantes políticos buscam suspender evento internacional de esquerda e proibir entrada de líderes estrangeiros

Foto:Câmara dos Deputados

Foto:Câmara dos Deputados

Em meio a crescentes preocupações sobre a influência externa na política nacional, a deputada federal Carla Zambelli (PL-SP) e o deputado Coronel Meira (PL-PE) apresentaram uma denúncia ao Ministério Público Federal (MPF) contra o 26º encontro do Foro de São Paulo e o Arraiá do PT. A representação, baseada na Lei dos Partidos Políticos, foi formalizada na terça-feira, dia 28.

Segundo Zambelli, entre os líderes presentes no evento, há pessoas que defendem abertamente a "ditadura comunista" e a unificação da América Latina. O encontro reunirá diversos partidos políticos de extrema esquerda da América Latina e do Caribe a partir de quinta-feira, dia 29, no Hotel San Marco, em Brasília. Na denúncia, os parlamentares solicitam a suspensão do evento de extrema esquerda e a proibição da entrada no país de representantes do Partido Comunista de Cuba, do Partido Socialista Unido da Venezuela e da Frente Sandinista de Libertação Nacional da Nicarágua.

Além da denúncia relacionada ao Foro de São Paulo, Zambelli também acionou o Ministério Público Eleitoral (MPE) contra o Arraiá do PT, um evento organizado pelo partido e programado para ocorrer no sábado, dia 1º, em Brasília. Segundo informações divulgadas pelo próprio PT, o arraiá contará com uma "festa na roça", com comidas típicas e atrações musicais. O objetivo declarado do evento é arrecadar fundos para a manutenção das atividades de formação, mobilização e comunicação conduzidas pela direção nacional do partido nos últimos anos.

Zambelli alega que os líderes internacionais que participarão do evento pagarão um valor de R$ 5 mil pelo convite, o que, segundo ela, violaria a Lei dos Partidos (9.096, de 1995), que proíbe que legendas brasileiras "recebam qualquer tipo de recurso internacional". No vídeo divulgado pela congressista, ela afirma ter solicitado ao MPF a investigação do evento e a expulsão dos "ditadores" do país.

Essas denúncias e preocupações com a influência externa na política brasileira vêm à tona em um momento em que o país enfrenta importantes debates sobre sua soberania e a independência de suas instituições. O desenrolar desses processos e o posicionamento do MPF serão essenciais para avaliar os desdobramentos dessas acusações e seus impactos na cena política nacional.

Acompanhantes em GoianiaUniversitarias CLub