Tocantins

Equipe de robótica do SESI Tocantins representa o Brasil na RoboCup 2023 na França

Alunos do SESI embarcam para a maior competição de robótica autônoma do mundo e buscam o título em Bordeaux.

Por Redação

30/06/2023 às 10:56:24 - Atualizado há
Foto: Divulgação

No cenário da robótica mundial, o SESI Tocantins se destaca mais uma vez. A equipe de robótica Tucuna, composta por alunos da Escola SESI de Araguaína, está pronta para representar o Brasil na RoboCup 2023, a maior competição de robótica autônoma do mundo. Após conquistar o título nacional, os alunos embarcam neste sábado, dia 1º de julho, para Bordeaux, na França, onde ocorrerá a 26ª edição do evento de destaque internacional, entre os dias 4 e 10 de julho, no Parc des Expositions.

Os talentosos estudantes Regimar Negreiro e Sérgio Gabriel serão os representantes do Tocantins e do Brasil no torneio, competindo na categoria RoboCupJunior - Resgate. Nessa modalidade, equipes de todo o mundo se enfrentam em um ambiente simulado de desastre hostil, onde um robô totalmente autônomo, desenvolvido pela própria equipe, tem a missão de resgatar todas as vítimas sem a intervenção humana.

Além da chance de conquistar o título, a participação na RoboCup 2023 oferece uma oportunidade única de interagir com milhares de visitantes e pesquisadores da área de robótica e inteligência artificial que se reúnem no evento. Essa experiência motiva ainda mais os competidores do Tocantins a se superarem e a buscar inovação e aprendizado contínuos.

"Estou extremamente entusiasmado e mal posso esperar para testar as habilidades do nosso robô nas situações de resgate que serão criadas durante o evento, além de interagir com os outros competidores e compartilhar conhecimentos. Estamos determinados a aprimorar cada vez mais nosso robô e superar os desafios do percurso de resgate, buscando sempre inovação e aprendizado. Tenho certeza de que essa experiência será incrível e estamos ansiosos para fazer parte deste evento emocionante", compartilhou Regimar de Deus Negreiro, um dos alunos-competidores.

A responsabilidade de representar o Brasil em uma competição de renome internacional é encarada com seriedade pelos alunos. Sérgio Gabriel Timóteo, outro membro da equipe, destacou: "Nossa expectativa está nas alturas! Representar o Brasil é uma responsabilidade muito grande e estamos empenhados em buscar um bom resultado, tanto para nossa escola quanto para nosso país".

Ulisses Parreira, professor de robótica do SESI Tocantins e técnico da equipe, compartilha o entusiasmo dos alunos. "Estamos extremamente empolgados em representar nosso país nesse evento de prestígio. Temos consciência da responsabilidade que isso acarreta e estamos dedicados a nos esforçar ao máximo para alcançar um resultado satisfatório. Queremos trazer orgulho não apenas para nossa escola, mas também para nossos amigos e familiares", enfatizou.

A Escola SESI de Araguaína participa da Olimpíada Brasileira de Robótica desde 2014 e, em 2022, conquistou o primeiro lugar na etapa nacional, garantindo assim a vaga na competição internacional.

Fernando Wirthmann Ferreira, superintendente do SESI Tocantins, avalia a participação da equipe como um reflexo positivo dos investimentos realizados pela instituição em robótica nas escolas. "A presença da equipe Tucuna na maior competição de robótica do mundo demonstra o grande esforço e investimento do SESI Tocantins na aplicação de uma pedagogia ativa para desenvolver as competências dos nossos estudantes. Com uma proposta curricular inovadora e focada na educação em STEAM, o SESI destaca-se pela robótica como um de seus pilares educacionais. No próximo ano, ampliaremos a Unidade Escolar de Araguaína e aumentaremos o número de equipes. Convidamos a população do Tocantins a conhecer nossas unidades e embarcar em nosso novo modelo de educação", ressaltou o superintendente.

A RoboCup Bordeaux 2023 é a 26ª edição do evento, considerado a Copa do Mundo da robótica e inteligência artificial. A competição é coorganizada pela Universidade de Bordeaux, em parceria com a Region Nouvelle-Aquitaine, Bordeaux Metropole e o Ministério da Educação e Juventude. A expectativa é que o evento reúna 40 mil visitantes e pesquisadores de robótica e inteligência artificial de todo o mundo. Durante sete dias de competição, robôs de 45 países disputarão várias categorias emocionantes. Para obter mais informações sobre o evento, acesse o portal oficial da competição.


Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia