Tocantins

Polícia Penal promove curso de Cinotecnia em parceria com forças de segurança em Castanhal, Pará

Núcleo de Operação com Cães capacita profissionais para a formação de cães de polícia e fortalece ações de segurança ostensiva.

Por Redação

30/06/2023 às 11:37:17 - Atualizado há
Foto: Seciju

No mês de junho, em Castanhal, estado do Pará, a Polícia Penal do Tocantins, por meio do Núcleo de Operação com Cães (NOC), realizou a terceira edição do curso de Cinotecnia Policial - Cães de Polícia, em parceria com outras forças de segurança locais. O objetivo do curso foi capacitar profissionais para atuarem na formação de cães de polícia, fortalecendo as ações de segurança ostensiva. Ao todo, 21 profissionais foram formados.

Para o Policial Penal Eduardo Nascimento, que participou do treinamento, essa iniciativa representa um avanço na profissionalização. "O curso capacita o profissional a preparar o cão em todas as fases, até que esteja pronto para o trabalho. Isso inclui ações de detecção de artefatos explosivos e drogas, rastreamento de pessoas e cadáveres, identificação de odores específicos, captura e imobilização de suspeitos, entre outras demandas do trabalho policial", destacou.

Foto: Seciju

A satisfação de contribuir para a segurança pública no estado do Tocantins foi compartilhada pelo policial. "Estou extremamente feliz por poder retribuir a confiança que meu grupamento e a gestão depositaram em mim e poder retornar com a capacitação necessária. Agora, poderei contribuir ainda mais com a cinotecnia no âmbito da segurança pública", acrescentou o policial.

O Núcleo de Operação com Cães (NOC) tem como objetivo habilitar os policiais para a formação de cães de polícia, fornecendo instruções que vão desde a seleção dos filhotes até técnicas de condicionamento canino, adestramento básico, guarda e proteção, detecção de narcóticos, armas, explosivos e munição, além de táticas operacionais como tiro policial, patrulhamento e abordagem.

Foto: Seciju

Abraão Valença, operador 01 do NOC e policial penal, atuou como coordenador operacional e instrutor no curso e enfatizou a importância da integração entre as forças de segurança. "É crucial ressaltar que contamos com uma equipe de instrutores de diversas instituições, promovendo a integração entre as forças de segurança em prol da formação de profissionais capacitados. Além do networking, esse curso abre portas e demonstra nosso profissionalismo", ressaltou Valença.

A realização do curso de Cinotecnia em parceria com as forças de segurança é um passo significativo para fortalecer as operações de segurança ostensiva, garantindo uma atuação cada vez mais eficiente e especializada na proteção da sociedade. O comprometimento dos profissionais envolvidos demonstra o empenho em aprimorar as técnicas e recursos disponíveis para enfrentar os desafios da criminalidade contemporânea.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias
Acompanhantes em Goi?nia