Inaugurando novos horizontes: Ferrovia Oeste-Leste conecta o Tocantins ao litoral da Bahia, impulsionando o desenvolvimento
Governo celebra o início das obras da Fiol, que promete fortalecer a logística e a economia regional
Em um marco histórico para a região, o Governo do Tocantins celebra o início das obras da Ferrovia Oeste-Leste (Fiol), que ligará o litoral baiano ao município de Figueirópolis, no sul do Tocantins. Essa importante conexão unirá a Fiol à já consolidada Ferrovia Norte-Sul (FNS), trazendo benefícios para o escoamento da produção agroindustrial do país. Com um investimento inicial de R$ 1,5 bilhão e uma duração estimada de 36 meses, as obras do lote 1F da Fiol em Ilhéus, Bahia, tiveram início nesta segunda-feira, 3, com a presença do presidente Luís Inácio Lula da Silva.
A localização estratégica do Tocantins é fundamental para o escoamento das produções agroindustriais do país, como enfatiza o governador Wanderlei Barbosa. "Estamos em uma região propícia não apenas para a produção agrícola e pecuária, mas também para o transporte dessas mercadorias. Agora, com o desenvolvimento da Ferrovia Oeste-Leste, que chegará a Figueirópolis, a região brasileira de grãos e minérios se conectará ao Porto de Ilhéus, na Bahia, atravessando o estado do Tocantins", destaca o líder do Executivo Estadual.
Carlos Humberto Lima, gestor da Secretaria de Estado da Indústria, Comércio e Serviços (Sics), ressalta a importância da conclusão das obras da Fiol 3, trecho entre Barreiras, Bahia, e Figueirópolis, Tocantins, para o desenvolvimento econômico do estado. Ele destaca que o corredor logístico da Ferrovia de Integração Oeste-Leste abrirá ainda mais oportunidades de investimento no Tocantins, conectando o município ao Porto de Malhado, em Ilhéus. Essa iniciativa está alinhada com o Programa de Impulsionamento da Indústria, Comércio e Serviços (Pics), fortalecendo especialmente o pilar de Infraestrutura e Logística e impulsionando a economia regional com geração de empregos e renda.
Durante a cerimônia de lançamento das obras em Ilhéus, o presidente Lula relembrou sua visita ao município em 2010, quando assinou o edital de licitação das obras. Ele ressaltou que essa construção é de interesse da soberania nacional e reforçou a importância de investir em ferrovias para que o Brasil possa competir em igualdade com outros países do mundo.
A Fiol é composta por três trechos, sendo o primeiro trecho (Fiol 1) com extensão de 537 km, ligando as cidades baianas de Caetité e Ilhéus, passando por 19 municípios. Ao todo, a ferrovia terá aproximadamente 1.527 km de extensão, conectando o Porto de Ilhéus ao município de Figueirópolis, Tocantins. O lote 1F é um dos quatro lotes de construção da Fiol 1 e terá uma extensão de 127 km, passando por Ilhéus, Uruçuca, Ubaitaba, Gongogi, Itagibá, Aurelino Leal e Aiquara.
O trecho 2, entre Caetité e Barreiras, está em construção pela Infra S.A., com cerca de 58% das obras já executadas. As obras integrais da Fiol 3, que conectará Barreiras, Bahia, a Tocantins, ainda não foram iniciadas. Quando estiver em pleno funcionamento, estima-se uma redução de 86% na emissão de gases de efeito estufa na atmosfera. A previsão de conclusão e início das operações é a partir de 2027. Essa inauguração representa um dos principais objetivos do governo Lula nos próximos meses, que é avançar nos investimentos em infraestrutura, impulsionando o desenvolvimento do país.
Com a Ferrovia Oeste-Leste em construção, o Tocantins e a Bahia ganham uma importante rota de escoamento da produção, abrindo caminho para o progresso econômico regional e fortalecendo a logística nacional. O Portal GG Notícias acompanhará de perto o avanço dessas obras, trazendo atualizações sobre o desenvolvimento da Ferrovia Oeste-Leste e seu impacto na economia e no cotidiano das regiões envolvidas.