Internacional

Talibã queima instrumentos musicais e impõe restrições rígidas no Afeganistão, incluindo a proibição da música em público

Regime do Talibã reforça visão rigorosa do Islã e impõe proibições severas, afetando a liberdade cultural e direitos das mulheres

Por Redação

30/07/2023 às 17:00:00 - Atualizado há
Foto: AFP

Em mais uma demonstração de sua visão rigorosa do Islã e imposição de regras severas, as autoridades do Talibã acenderam uma fogueira no oeste do Afeganistão e lançaram instrumentos musicais e equipamentos nas chamas, alegando que a música é algo "imoral".

Desde que assumiu o poder em agosto de 2021, o Talibã tem implementado diversas leis que refletem sua visão rígida e conservadora da religião islâmica, incluindo a proibição do uso de música em espaços públicos.

"Promover a música leva à corrupção moral e tocar música engana os jovens", declarou Aziz al-Rahman al-Muhajir, chefe do Ministério para a Promoção da Virtude e Prevenção da Imoralidade na província ocidental de Herat, onde a fogueira foi realizada. Os equipamentos musicais destruídos no último fim de semana foram confiscados de salões de casamento em diferentes partes da cidade. A triste cena incluiu um violão, um harmônio, outros dois instrumentos de cordas e uma tablá, um tipo de tambor.

Essa postura rígida não se limita apenas à música, e as mulheres afegãs têm sido duramente afetadas pelas novas leis impostas pelo Talibã. Elas têm sido excluídas da maioria das escolas de ensino médio, universidades e do setor público.

Além das restrições educacionais e de trabalho, as mulheres enfrentam uma série de proibições, como não poderem trabalhar para organizações internacionais, visitar parques, academias ou banheiros públicos sem acompanhamento de um parente do sexo masculino, e a obrigatoriedade de se cobrirem totalmente ao sair de casa.

As consequências dessas restrições são profundamente impactantes, com milhares de salões de beleza fechados permanentemente após a entrada em vigor de um decreto proibindo seu funcionamento. Muitos desses estabelecimentos eram administrados por mulheres, que frequentemente dependiam deles como única fonte de renda.

O cenário no Afeganistão sob o regime do Talibã continua a desafiar as noções de liberdade cultural e igualdade de gênero, despertando preocupações e críticas da comunidade internacional. A imposição de restrições cada vez mais rigorosas afeta a vida de milhões de afegãos e afegãs, resultando em um país que enfrenta um novo e preocupante capítulo em sua história.

Comunicar erro
GG Noticias

© 2024 GG Noticias - Todos os direitos reservados.

•   Política de Cookies •   Política de Privacidade    •   Contato   •

GG Noticias