Cidades

Hospital Regional de Arapoema Adota Prontuário Eletrônico para Melhorar Atendimento Médico

Sistema SX da Salux Technology agiliza processos e aprimora qualidade dos serviços no HMIR.

Por Redação

16/09/2023 às 23:00:00 - Atualizado há
Foto: SES/TO

Na busca constante por aprimorar o atendimento médico e otimizar os processos hospitalares, o Hospital Regional e Maternidade Irmã Rita de Arapoema (HMIR) deu um grande passo na modernização de sua infraestrutura de saúde. Na última quarta-feira, 13 de setembro, o HMIR, o segundo hospital gerido pela Secretaria de Estado da Saúde (SES-TO) a adotar essa inovação, iniciou a operacionalização do prontuário eletrônico, utilizando a tecnologia do Sistema SX, desenvolvida pela renomada empresa Salux Technology. A primeira unidade a implantar esse sistema foi o Hospital Regional de Pedro Afonso, em 5 de setembro.

A diretora geral do HMIR, Mariana Coppo, ressalta: "Nossa expectativa é que, com esse sistema, tenhamos acesso mais rápido às informações, o que impactará diretamente em nossas tomadas de decisões e, consequentemente, resultará em um atendimento de maior qualidade aos nossos pacientes."

A novidade foi bem recebida por aqueles que operam o sistema. Alessandra Alves Matos, assistente de serviços de saúde, afirma: "O sistema veio para facilitar nosso trabalho. É mais ágil, otimiza nosso atendimento aos pacientes e é de fácil utilização. Certamente, nos auxiliará nos processos dentro do hospital."

O diretor de Serviços Administrativos Gerais da SES-TO, Ullanes Passos Rios, explica que "vários setores do hospital, como a recepção e o encaminhamento dos pacientes, já estão utilizando o sistema. Até o final do mês, toda a unidade estará integrada."

A Tecnologia por Trás do Prontuário Eletrônico

O prontuário eletrônico tem como objetivo principal integrar e monitorar os serviços hospitalares em todas as suas etapas, desde o atendimento inicial até a alta do paciente. Isso visa aprimorar a qualidade dos cuidados prestados. Uma das vantagens do sistema é a criação de um prontuário único para cada paciente, eliminando a necessidade de registros em papel e garantindo que todas as informações estejam disponíveis de forma contínua.

Mesmo em situações de transferência para outros hospitais, o prontuário eletrônico acompanha o paciente, permitindo que a equipe assistencial da nova unidade tenha acesso completo ao histórico do tratamento. Além disso, o sistema padroniza e otimiza a gestão de recursos, proporcionando maior eficiência nos processos administrativos e, consequentemente, aprimorando a qualidade dos serviços de saúde prestados.

A capacitação dos profissionais de saúde e o suporte para a implementação do novo sistema estão planejados para todas as unidades hospitalares do Estado. O Hospital Regional de Araguaína (HRA), o Hospital Regional de Xambioá (HRX) e o Hospital Regional de Guaraí (HRGUA) já concluíram a instalação em sua infraestrutura. Além disso, a instalação do sistema está planejada para outros 12 hospitais, fortalecendo o compromisso do governo estadual com o aprimoramento dos serviços de saúde no Tocantins.

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